A maré seca virou?

A maré seca virou?

Hoje vou falar sobre a área marítima, onde já atuei e tenho uma grande admiração, devido a complexidade da cadeia, benefícios gerados para a sociedade e pelos grandes desafios propostos.

Essa semana, os armadores a granel seco tiveram razões sólidas para sorrir e com razão. 

O mercado físico registrou uma alta impressionante, quebrando recordes dia após dia. 

O mesmo rali também foi seguido pelo mercado futuro, embora um pouco corrigido, pois estamos somente iniciando a semana.

Parabéns Capesize!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A recuperação do mercado foi muito antecipada, uma vez que estamos saindo de baixas deprimentes e esses mergulhos profundos no mercado de frete tendem a não durar muito.

A reabertura da China e a demanda subsequente por minério de ferro alimentaram a demanda pelo mercado Capesize, levando seus ganhos a, finalmente, um território significativamente lucrativo.

As métricas sugerem que esse aumento nos ganhos de frete possuem limitações, já que a demanda da China por minério é flutuante devido ao reabastecimento e ao aumento do acelerado gastos com infraestrutura reprimida pós pandemia (Fonte: EastGate Shipping Inc).

Corroborando com isso, as previsões atuais apontam para uma produção saudável de minério das principais minas do Brasil, sendo suficiente para suportar a forte demanda chinesa, que observou um aumento nos embarques do Brasil e da Austrália.

Panamax segue o mesmo exemplo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O sentimento empolgante que os capesize têm desfrutado nesta semana também se espalhou para tamanhos menores, como os Panamaxs, desfrutando do ambiente igualmente positivo de crescimento na demanda reprimida. 

Somado aos capesizes em conjunto com a forte demanda asiática por carvão e grãos, levaram os ganhos do panamax às suas maiores taxas de ocupação em 2020 até agora.

As exportações de grãos dos EUA seguem sendo o foco dos Panamax a partir de agora, já que sazonalmente os compradores chineses se voltam para os EUA na segunda metade do ano para cobrir suas necessidades de grãos.

Toda esse crescimento no volume de produtos transacionados, já fez com alguns países saíssem de um cenário de retração máxima, para retração moderada no seu GST, nacionalmente conhecido pelo nosso PIB.

Apesar das relações politicamente frágeis entre Washington e Pequim, parece que este último cumprirá seus compromissos sob o pacto estabelecido de compra, não prejudicando sua cadeia de distribuição local e nem a cadeia produtiva dos EUA. (Fonte: EastGate Shipping Inc).

O mercado de grãos devem continuar sendo uma fonte significativa de suporte para as transportadoras Panamax à medida que o ano avança.

E até quando os países continuaram felizes?

Resta ver por quanto tempo esse rali vai durar, mas as principais variáveis sugerem que os bulkers provavelmente terão lucros para o resto do ano. 

Porém, as previsões são particularmente desafiadoras neste ambiente altamente volátil em que todos operam.

Os casos de coronavírus no Brasil estão chegando ao ponto máximo e os relatórios da OMS sugerem que uma nova onda de casos está surgindo na China. 

Outro bloqueio universal que está próximo de chegar, atingirá duramente as cadeias de suprimentos e os mercados de remessas e apresentará novamente um ambiente de perdas.

Os países emergentes e líderes do G7 já se movimentam para flexibilizar sua cadeia de produção, fornecimento e logística, para não passar novamente por uma onde de falta de suprimentos para atendimento aos seus mercados locais (Fonte: EastGate Shipping Inc.)

No entanto, deve-se ter em mente que, nesse mercado, a volatilidade é frequentemente bem-vinda, pois é esse ecossistema volátil no qual os Graneleiros secos podem tomar posições e se abrir à possibilidade de lucros significativos.

Em resumo, a indústria do agronegócios, petróleo e minério de ferro, nessa ordem, continuaram ditando as regras por aqui das exportações em 2020, representando mais de 70% do total do país.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sandro Mendes MSc.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos