Marca pessoal: dê asas a sua transformação
Experimentações de formas e cores por Carlos Henrique Runze Jr. (publicitário e meu irmão) no Museu Oscar Niemeyer

Marca pessoal: dê asas a sua transformação

Nesse feriado de Páscoa, eu e meu parceiro de jornada profissional e pessoal, o também designer Douglas Raiser, mergulhamos em um retiro de yoga em um ashram em Campo Alegre/SC para refletir mais profundamente sobre a vida e o que nos move. Lá refletimos muito sobre a Páscoa e o convite que essa data nos traz para a renovação e transformação: o que em cada um de nós gostaria de mudar ou evoluir? O que não nos cabe mais? Há algo que está pesado e é hora de repensar?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
O retiro faz parte de uma formação em Yoga. Já estamos no 8º módulo. Mensalmente, mergulhamos em estudos, reflexões, detox digital, meditação e práticas de yoga.


Ao repensar o sentido da vida, para nós, é muito claro que o conceito de sucesso mudou. Faz alguns anos que nosso entendimento de sucesso passa por uma vida pessoal, profissional e espiritual equilibrada. É com mente, corpo e coração em sintonia, que a nossa chama interior é nutrida.

Essa mudança de mindset surgiu, especialmente, quando saímos do universo corporativo e resolvemos empreender, há 5 anos. Nesse cenário, passamos por um período de crise (sim, mudar dói), até mergulhar em um processo profundo de autoconhecimento, de busca e reconexão com a nossa essência. É como uma árvore que, quando é podada, surge com ainda mais força para evoluir. Foi assim que conseguimos fortalecer nossa essência e, consequentemente, nossa marca pessoal enquanto empreendedores: com paixão, escuta interior da nossa intuição e verdade.

Para nós, a parte mais difícil foi deixar essa verdade vir à tona e assumir nossa originalidade. Afinal, temos medo de errar e de ser julgados. Mas é justamente essa virada de chave que é libertadora e nos abre as portas da criatividade e inovação.

Nos últimos anos, conversamos com muitas pessoas que estão passando ou passaram pelo o que vivemos, seja em função de transição de carreira, por não estarem felizes no trabalho ou ainda por quererem mudar seu estilo de vida, depois de tudo o que viveram na pandemia. Uma coisa é certa: com as mudanças aceleradas da Nova Economia, não há mais volta! É preciso repensar o significado de sucesso profissional, além de rever como está nossa proposta de valor no mercado de trabalho (aquilo que nos torna únicos e originais) para conseguir estabelecer um posicionamento de sucesso.

É por isso que, como um presente de Páscoa, Douglas e eu resolvermos compartilhar três dicas essenciais para começar o seu processo de transformação, seja para agregar mais leveza e significado para sua vida, repensar sua carreira ou posicionar sua marca pessoal com assertividade no mercado. Reserve um momento tranquilo para refletir e boa viagem!

1. Diagnóstico

A chave para a transformação está, em primeiro lugar, em se conhecer. Como grande parte das pessoas está "sempre na correria" (e essa expressão parece o mantra da atualidade), perguntamos: há tempo na sua agenda para refletir sobre seus valores, atributos de marca e o que lhe torna único nesse mundo? Podemos afirmar que cada pessoa tem uma proposta de valor única no mundo, mas é preciso dar uma pausa para olhar para dentro, se conectar com sua essência e identificar o que lhe move. Encontrar o tempo para refletir é o início do processo de mudança. Então vamos lá!

Em primeiro lugar, pegue papel e caneta e reflita sobre as perguntas abaixo. Deixe a mente fluir e não trave o pensamento:

  • Quais são os meus pontos fortes?
  • Quais são os pontos que atrapalham a minha performance no dia a dia?
  • O que me dá energia?
  • E o contrário: o que me tira energia?
  • Quando as pessoas falam sobre mim a respeito dessas perguntas, o que será que elas respondem, na minha visão?

Para ampliar sua visão, é interessante conhecer qual a imagem de marca que você deixa nas pessoas a sua volta por meio de uma pesquisa. Você vai se surpreender se fizer os questionamentos certos para alguns colegas de trabalho, clientes ou mesmo familiares. Compartilhamos abaixo algumas perguntas essenciais. A proposta aqui é pedir o feedback para 7 a 10 pessoas (pode ser por e-mail, whats ou um formulário) e coletar os dados para avaliar de forma consolidada. Recomendamos não discutir com quem respondeu. Afinal, o objetivo é coletar diversos feedbacks e analisar padrões que mais se repetem (casos isolados são descartados).

  • Como você me descreveria em três palavras?
  • O que eu faço muito bem e deveria continuar fazendo?
  • O que eu faço hoje e deveria parar de fazer?
  • O que eu faço pouco e deveria fazer mais?

Essas são algumas perguntas que lhe ajudarão a dar o start no diagnóstico de marca e entender seus atributos ou o que lhe torna especial no mundo. Você vai perceber que alguns conceitos sempre se repetem (seja de pontos fortes ou pontos de desenvolvimento) Essa é a base para a mudança. Ou podemos dizer que você começa a identificar o discurso certo para transmitir a confiança que seu cliente ou empregador quer ouvir, seja em uma negociação ou entrevista de emprego.

Reconhecer seus pontos fortes: essa é a chave. 


2. Propósito

O que lhe faz levantar da cama todos os dias? O que lhe motiva ir trabalhar, além da questão financeira? Quais são os projetos e atividades que lhe dão mais energia? E aqueles que lhe tiram a energia? Ao refletir sobre esses pontos, você começa a perceber que sua energia lhe direciona sempre para uma mesma rota, mesmo que ela ainda não esteja 100% clara.

Quando você identifica o seu propósito, você entra em contato com sua energia vital, além de irradiar seu brilho para as pessoas a sua volta. Por isso, nosso recado é: desvende seu brilho interior, identifique seu propósito e calibre seu foco para se destacar no mercado. Propósito tem relação com direcionamento, competitividade, autenticidade, energia e também com inovação =)


3. Mercado

Você sabe qual é o seu público-alvo e persona? Ou você é daqueles que pensa ser como um parque de diversões? Assim como um parque tem diversos brinquedos, você tem várias competências e serviços, acreditando que o público vai querer andar em todos. É isso? Pois é preciso focar e escolher alguns serviços que valorizem os seus atributos de marca. Assim, você aprende a fortalecê-los, saindo da competição por preço para vender valor, como grandes marcas. O que eu gero de valor de mercado? Quando você reconhece a dor do seu cliente ou empregador e tem uma solução é o casamento perfeito. É preciso mergulhar na mente dele e entender o que gera valor para ele, calibrando sua comunicação para fortalecer a experiência de marca e resultados.

Pratique essas três dicas e temos certeza que lhe ajudarão a clarear suas visão por uma vida com mais propósito, direção, felicidade e resultados. Vamos juntos nessa jornada de transformação! 🌟


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos