Marketing como despesa x Marketing como investimento
De forma geral, existem dois tipos de marketing dentro das empresas: aqueles que se posicionam como depesa e os que se posicionam como investimento, ou as que são centros de custos e as que são fontes de receita. As diferenças entre esses dois formatos são claras.
Uma área de marketing que se posiciona como despesa está preocupada com métricas e estratégias que não estão diretamente vinculadas aos resultados de venda buscados pela empresa, em geral pensando exclusivamente em uma suposta construção de marca (que é intangível e tem efeito em muito longo prazo). Em contrapartida, uma área de marketing que se posiciona como investimento possui entregas claras e que afetam diretamente o negócio da empresa, elas geram Leads, trabalham o relacionamento e entregam oportunidades de negócio ao time de vendas.
Marketing como despesa: elabora seu planejamento pensando nos gastos que vai gerar para a empresa, como gastos com campanha, desenvolvimento de materiais e feiras. Geralmente não apresenta quais são as perspectivas de retorno que terá com os “gastos” e não planeja o quanto espera atingir com cada uma das ações.
Marketing como investimento: faz um planejamento de cada investimento que será feito durante o ano. Cada ação que será desenvolvida é vinculada a um retorno claro para a empresa e assim é possível depois comparar os resultados projetados e aqueles atingidos. Pode parecer uma diferença que afeta apenas a nomenclatura usada, mas na verdade, o planejamento é algo visto por toda a empresa e, principalmente, pelos principais tomadores de decisão na hora de fazer análises de negócio.
É certo que qualquer ação de Marketing realizada por uma empresa, independente de se posicionar como despesa ou investimento, tem a intenção de trazer benefícios para o negócio. Seguindo as nossas dicas, esperamos que você consiga deixar os resultados da sua estratégia ainda mais claros e aumentar o valor que a sua área agrega para a empresa.
O Marketing da sua empresa se posiciona mais como Investimento ou Despesa? Conta pra gente nos comentários um pouco mais da sua experiência e dos desafios encarados na transição.
fonte: Resultados Digitais