Marketing de Conteúdo: conheça os principais formatos

Marketing de Conteúdo: conheça os principais formatos

Marketing de conteúdo: Conheça os principais formatos 


O Marketing Digital deixou de ser apenas uma tendência e tornou-se investimento indispensável para qualquer negócio. 

Para sair na frente e se destacar em meio à concorrência, é preciso adotar as melhores e mais modernas estratégias para gerar engajamento do seu público-alvo e crescer a sua rede de clientes. Dessa forma, você envolve e gera valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da sua marca.


O Marketing de Conteúdo pode ser dividido basicamente em cinco etapas:


Planejamento: Aqui você deve desenhar todos os conteúdos e deixar claro quem sãos os responsáveis pela tarefa e como atingirão as metas estabelecidas;


Elaboração da persona: é a representação do seu cliente ideal, a personificação do público com o qual a sua empresa deseja conversar;


Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser criados em diversos formatos, desde que conversem com o seu público.  (Ex: posts em redes sociais, vídeos, e-book, e-mails, etc. Detalharemos essa etapa mais a frente. 


Distribuição: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nas redes sociais, listas de e-mails, etc.


Mensuração de resultados: para ter a certeza que ações estão trazendo os resultados esperados, é preciso analisar os números referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.


Como em qualquer publicidade, o que garantirá o sucesso é como as ações são feitas. Por isso, é necessário sempre buscar conteúdos relevantes, entender o cliente, seus anseios e dúvidas e não poupar esforços para agradá-lo.

Por isso, o formato do conteúdo é tão importante. É ele que fará com que a sua mensagem chegue ao público certo e de forma que ele entenda sem dificuldades. 


Principais formatos de conteúdo:


Blog posts

O blog post é, com certeza, um dos formatos mais utilizados e populares do marketing de conteúdo.

Sua principal caraterística é que dentro dele é possível inserir diferentes formatos, como imagens, gifs, áudios e, claro, texto. Outra vantagem é que se trata de um formato altamente personalizável, podendo se optar por pequenos posts ou textos mais elaborados. Fica a seu critério se escreverá, por exemplo, um texto de 500, 1.000 ou 2.000 palavras.

É um ótimo formato para criar conteúdos educativos, informativos e relevantes para sua persona. Assim você terá mais chances de trazer mais visitas para o seu site e com isso melhorar a posição das suas páginas nos motores de buscas.



E-books

Os e-books estão entre os formatos que mais convertem leads. Eles permitem que você trate de um tema de uma maneira aprofundada, explorando esse tema em um nível que provavelmente você não faria em um post no blog, por exemplo. Também é um bom formato para utilizar em um Co-Marketing com outra empresa, pois a produção pode ser dividida, facilitando o trabalho.


Posts em redes sociais

Assim como o blog post, as postagens em redes sociais também podem ser bem amplas. Dependendo do funcionamento de cada plataforma, é possível publicar vídeos, imagens, textos, enquetes, memes, gifs e diversos outros formatos.

O sucesso dos seus posts depende da relevância do tema para os seguidores. Quanto mais eles se engajarem com as publicações, maior será o alcance delas.


Webinars

O webinar também é um formato bastante utilizado para a geração de Leads. Contudo, possui um toque mais pessoal, ajudando a aproximar o cliente da empresa.

Hoje em dia, com a popularização de tecnologias de webcams e microfones, o custo de produção de um webinar é relativamente baixo. No entanto, não se deve deixar de investir na produção, pois um webinar bem feito tende a passar uma imagem mais profissional. Webinars podem ser apresentados tanto ao vivo quanto gravados. 

O formato ao vivo possui a vantagem de poder interagir com quem está assistindo. Caso opte por gravar o webinar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.


Infográficos

O conteúdo que mistura texto e imagem, o que o torna mais dinâmico e costuma gerar bastante valor para a audiência. É um formato muito utilizado para a apresentação de números, dados, pesquisas, etc.

O infográfico, muitas vezes, é oferecido em blogs sem haver necessidade de conversão. Nesse caso, o objetivo, além de gerar tráfego, é fazer link building, ou seja, fazer com que outras pessoas compartilhem o infográfico em outros sites e blogs e referenciem o seu

site como fonte. No entanto, você pode oferecê-lo também como material educativo e, desta forma, gerar leads. De qualquer forma, o infográfico deve seguir a identidade da empresa. A formalidade ou informalidade do layout dependerá do seu mercado de atuação.


Vídeos

Os vídeos já são o formato de conteúdo mais consumido da internet e serão ainda mais.

Plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e sites de notícias alimentam sua audiência com vídeos sobre todos ou quase todos os seus conteúdos.

Além disso, os vídeos são mais dinâmicos, populares e seus conteúdos são mais rápidos de serem consumidos pelo público.


Quizzes

Os quizzes ou enquetes são os formatos que mais engajam na internet. As pessoas gostam de desafios, responder perguntas e de fazer testes. 

Você pode experimentar criar enquetes ligadas a temas populares e fazer uma relação com o seu segmento. 


Newsletters

O principal formato de envio de conteúdo por e-mail, com a Newsletter você pode encaminhar posts do blog, novidades da empresa e materiais ricos para sua base de contatos.


Os principais benefícios das newsletters são a comunicação direta com as pessoas e a possibilidade de escolher a dedo quem receberá cada conteúdo, ou seja, seu alto poder de segmentação.


Listas

As listas costumam ser um dos formatos mais organizados, populares e fáceis de consumir.

Um post no formato de lista se mostra mais agradável visualmente de ler, já que o texto pode ser quebrado em várias seções. Em infográficos e vídeos, as listas também fazem muito sucesso e possuem boas taxas de compartilhamento.


Reviews

Os reviews são avaliações técnicas e/ou opinativas sobre um determinado produto. As análises podem ser feitas sobre notícias, produtos, serviços, pesquisas, eventos, entre outros. 

É um formato muito legal para ensinar o público a utilizar alguma ferramenta, ensinar algo, esclarecer dúvidas e ajudar o consumidor a tomar a decisão de compra. 

Inclusive, você pode fazer reviews sobre seus próprios produtos. Em uma estratégia de fundo de funil, isso pode dar certo, contudo é preciso ter cuidado para não elogiar demais o produto e pecar pela parcialidade excessiva.


Guias

Os guias, geralmente, trazem uma abordagem mais completa e detalhista sobre um determinado assunto. 

É comum o uso de guias para explicar conceitos importantes da sua área, ensinar como utilizar ferramentas comuns ao seu público e mostrar como determinados processos podem ser realizados.


White papers

Os white papers são materiais parecidos com os e- books, contudo, costumam conter menos páginas, não mais do que 5 ou 6.

Resumidamente, os white papers são usados para abordar temas complexos, conteúdos técnicos ou estudos de caso.

O indicado é que eles sejam oferecidos para as pessoas que já tenham alguma familiaridade com sua empresa, especialmente em estratégias de nutrição e qualificação de leads.


Podcasts 

Atualmente os podcasts, programas de rádio gravados e compartilhados com o público pela internet, são muito populares no Brasil e são bem legais para debater temas e realizar entrevistas com personalidades relevantes do seu universo temático.

A grande vantagem do Podcast é que o seu público pode ouvir a qualquer hora, sem interferir na realização de outras atividades.


Videocasts

Como você deve imaginar, os videocasts ou vodcasts são adaptações em vídeo para os podcasts. Muitas emissoras de rádio fazem o streaming de seus programas no YouTube para a audiência acompanhá-los, também, por vídeo.


Memes

Mesmo que os memes seja um formato mais simples e que dificilmente educa ou convence alguém, eles podem divertir e entreter seus seguidores nas mídias sociais ou seus leitores no blog.

O bom humor é um dos valores mais apreciados e compartilhados pelo público. Logo, quando os memes forem compatíveis com a sua proposta, não hesite em utilizá-los.


Outros formatos.

Ainda existem formatos, como ilustrações, estudo de casos, aplicativos, games, slides, entrevistas, entre outros. 

A escolha irá depender do que você quer comunicar, com quem quer falar e qual formato atende melhor às suas necessidades. 

Por isso, vale a pena procurar por um profissional ou agência especializada em criação de conteúdo. Assim, será mais fácil atingir seus objetivos de comunicação. 


Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com um dos nossos consultores! 


WhatsApp: (14) 99797-8581⠀

Idetec - Marketing de verdade!


Redes sociais: 

👉 Instagram: @idetec_agencia

👉 Facebook: @idetecsolucoes

👉 Tik Tok: Idetec

👉 Linkedin: Idetec












Regis Baldi

Gestor de Tráfego | Marketing

2 a

Sensacional! Parabéns a todos o time da Idetec pelo artigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos