Marketing de Influência: além dos recebidos

Marketing de Influência: além dos recebidos

Por Renata Arteiro

Você já parou para pensar em quais são, hoje, seus principais motivadores de compra? Seja on ou offline, muitas das compras hoje são feitas através de indicações - fato esse que tem um resgate histórico - nada é tão old school do que o marketing boca a boca. Com a chegada (com intensidade) da internet e redes sociais, o que era distante ficou próximo e nos tornamos amigos de pessoas com as quais nunca falamos. Mas seus posicionamentos, abordagem, jeito de falar e de se vestir nos conectaram de alguma forma - que nem sabemos explicar como. Essa conexão fez com que todas as indicações da fulana fossem imperdíveis. E o marketing boca a boca agora, tem uma versão mais poderosa e com muita amplitude.

Tem gente que compara com outdoor, flyer, anúncio de revista/jornal. Eu prefiro dizer que marketing de influência é algo que, sem feito com estratégia, une todos os itens anteriores e mais: tem um poder de conversão jamais visto antes.

Isso acontece porque diferente de mídias tradicionais que são, por sua vez, passivas, o marketing de influência torna o usuário ativo, dá voz a ele e o conecta, além de promover proximidade e ser uma relação, não uma propaganda.

Marketing de influência é 100% sobre pessoas. É ferramenta de branding, awareness e conversão. Mas como fazer do jeito certo?

  1. Esqueça os números. Sabemos que eles são tentadores. Que eles parecem ser a solução para uma marca alavancar. Mas não deixam de ser uma métrica de vaidade. Tenha em mente que engajamento com conteúdo faz muito mais sentido.
  2. Não basta você amar. O seu público precisa confiar. Seja qual for o objetivo, toda a ação de marketing de influência precisa ter clareza de target. Há influenciadores de todos os nichos, faixa etária e estilo. Ao selecionar, deixe a sua opinião de lado: opte por quem faz o seu cliente tomar uma decisão. Observe estilo de comentários.
  3. Crie uma história em conjunto. Todo mundo sabe que o #publi é pago. A grande diferença entre um conteúdo com influenciador e o anúncio de revista é o mundo de possibilidades que o primeiro tem. A partir da narrativa de uma pessoa, que tem um estilo de falar, de caminhar e de se comunicar, você tem o poder de inserir o seu produto ou negócio de uma forma genuína e natural - é só escolher o influencer correto. E a liberdade garantida ao influencer é essencial neste processo.

Na Talenttare, o Marketing de Influência envolve processo, pesquisa, negociação e análise, além de um trabalho de briefing cuidadoso para que o match entre influencer e marca seja perfeito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talenttare Conteúdo e Criatividade

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos