Marketing Digital Para Iniciantes

Marketing Digital Para Iniciantes

Sempre que você tem um serviço ou produto a oferecer, a busca pelo consumidor ideal precisa ser prioridade. E isso se tornou muito mais acessível com ajuda da internet.

Mesmo que você tenha ainda um conhecimento de marketing digital inicial, já é possível conseguir bons resultados no mercado online.

Mas antes de sair criando suas ofertas por vários sites por aí, é importante compreender como esse novo tipo de marketing funciona. A partir desse conhecimento, será mais fácil iniciar suas campanhas e ter bons resultados. 

Para te ajudar nessa etapa, reunimos algumas das informações mais importantes para iniciantes. Confira!

O que é Marketing Digital

Uma boa definição de marketing é a busca pela conexão entre o vendedor e o comprador. Antigamente, isso significava criar peças publicitárias, propagandas na tevê, no rádio, entre outros. O objetivo era sempre encontrar o consumidor ideal para determinada empresa previamente selecionada. Com a internet, esse processo se tornou muito mais amplo e acessível, além de estratégico.

O marketing digital significa aplicar estratégias de marketing dentro do universo online. Por meio da internet, é possível buscar e focar em audiências com mais chance de conversão. Ao invés de apenas anunciar o produto para um grupo heterogêneo de pessoas, é possível definir o público que tem maiores chances de se interessar pelo que está sendo oferecido.

Em seu livro Marketing 4.0, Philip Kotler, considerado o principal nome do estudo do marketing, aponta que essa nova possibilidade revolucionou o mercado. E mesmo para iniciantes, é possível utilizá-la para ajudar no crescimento de seu negócio.

Quais são as diferenças entre marketing convencional e digital

Ainda que bebam da mesma fonte, o marketing convencional e digital possuem diferenças estruturais bastante relevantes. É possível dizer que a versão online é uma espécie de avanço ou modernização dos conceitos iniciais.

Para entender melhor, veja como é o funcionamento básico do marketing convencional:

  • buscar audiências localizadas - realiza a compra de horários e espaços locais, com exibição geolocalizada, por exemplo, ou inclui banners em determinadas regiões;
  • produção de material físico - catálogos, flyers e portfólios impressos em papel;
  • confiança nos canais tradicionais de comunicação - nesse caso pense em canais como televisão, jornal, revistas, rádio e até comunicação por carta e telefone;
  • realização de eventos presenciais - estabelecendo a marca e presença por meio de conferências, convenções, seminários, entre outros.

Enquanto isso, o marketing online ou digital age da seguinte maneira:

  • personalização da audiência - o grande público pode ser alcançado por meio de acesso à internet, com personalizações que vão além da geolocalização. É possível dividir o alcance não apenas em região, mas também por idade, gênero, preferenciais pessoais e qualquer outro fator que for relevante;
  • propõe e permite interações diretas - ao contrário do convencional, em que o público não tem capacidade de interação direta, quem realiza o marketing digital pode ter esta resposta direta. É possível interagir com a audiência usando a seção de comentários, perfis de mídias sociais, publicações, entre outros recursos;
  • utilização de diferentes tipos de canais - a dinâmica de apresentação de produtos e serviços passa por produção de conteúdo para diferentes plataformas. Há vídeos no YouTube, artigos em blogs, emails e redes sociais;
  • realização de eventos online - No marketing digital, ao contrário do marketing tradicional, não há o envio de convites e a esperança da presença física dos interessados. No novo marketing, pode-se realizar conferências online, com webinars, demonstrações de produtos ao vivo, cursos e diversos eventos transmitidos em tempo real.

Você consegue perceber como o alcance digital se tornou mais amplo? Os conceitos continuam os mesmos, apenas com novas maneiras de agir perante o cliente em potencial. E com muito mais poder de chegar à audiência correta.

Que tipo de benefícios o marketing digital pode trazer

Além da venda de serviços e produtos em si, a presença digital possui um importante diferencial. É por meio das estratégias corretas, que se torna possível transformar o consumidor em seu principal propagandista.

Se você conseguir engajar o consumidor, é bem provável que ele divulgue seu produto gratuitamente. Na prática, isso significa que ele vai marcar sua empresa em uma publicação no Facebook ou Instagram, por exemplo. Dessa forma, você vai alcançar mais pessoas alinhadas ao seu objetivo, sem gastar 1 centavo por isso.

Além disso, dentre os benefícios estão ainda:

  • possibilidade de orçamentos mais enxutos;
  • alcance de audiências não esperadas;
  • oportunidade de mensuração de todos os resultados;
  • maior criatividade;
  • construção dos futuros consumidores através de diversas etapas.

Nesse último tópico, é importante salientar que existe algo chamado de jornada do consumidor. Se trata de uma estratégia que não foca exclusivamente na venda. No marketing digital, é possível educar o cliente sobre a necessidade de ter o seu produto ou serviço, algo quase impossível no marketing convencional.

Como aplicar o marketing digital na prática

Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa de tênis artesanais sustentáveis. Embora o cuidado com a natureza e a preservação estejam em alta, talvez apenas os flyers não sejam suficientes para divulgar a sua marca. Sem contar que seria até contraditório. 

Por meio da internet, até mesmo pensando em marketing para iniciantes, as estratégias seriam muito mais amplas e simples. Você poderia, por exemplo:

  • criar conteúdo falando sobre a importância de usar roupas e calçados sustentáveis;
  • iniciar uma campanha no Instagram com influencers apresentando a marca;
  • lançar um site com detalhes de todo o processo de produção de um par de tênis.

Perceba que nenhuma das 3 estratégias acima está vendendo o produto diretamente. Se trata apenas de uma fase de conscientização da existência de sua marca.

Após atrair a atenção do potencial cliente, você poderia definir seu público e apresentar então a oferta perfeita, irrecusável. Quando você consegue conquistar esse interesse, ainda antes de oferecer o produto, a conversão pode ser muito mais eficiente. Saber como utilizar as ferramentas corretas nesse processo é imprescindível.

O que você precisa conhecer para trabalhar com marketing digital

marketing digital para iniciantes rede de contatos

A verdade é que você não precisa de muita teoria sobre o funcionamento do marketing digital. Para iniciantes, basta saber como aplicar e que tipo de plataformas são essenciais.

Existe uma espécie de “santíssima trindade” que você precisa dominar para conseguir vender seu produto ou serviço. Veja do que se trata!

Search Engine Optimization (SEO)

Tudo bem se você nunca tiver ouvido falar nesse termo. Em português, significa “otimização para os mecanismos de pesquisa”. Ou, basicamente, saber como se posicionar para que o Google apresente seu negócio como resposta a pesquisas que lhe sejam relevantes. E quanto antes seu nome surgir na primeira página das buscas, melhor.

Para isso, existem algumas técnicas. Uma delas é saber utilizar uma palavra-chave adequada. Sabe quando você quer procurar “um pacote de folha sulfite” para comprar? Sua pesquisa provavelmente será exatamente essa. Logo, uma empresa que utiliza as palavras “resma de folhas A4” pode ficar fora de radar neste momento.

Saber como otimizar as páginas de venda, conteúdo e divulgações inclui definir as melhores palavras para que sua marca seja encontrada.

Mas não se preocupe, existem ferramentas específicas que ajudam a defini-las. Da mesma forma, o próprio Google oferece plataformas para que você saiba exatamente como sua página foi encontrada. 

Outro ponto importante é estudar esses dados e compreender como funciona o seu ranqueamento dentro nos mecanismos de pesquisa. Se você souber que tipo de conteúdo atrai mais pessoas para o seu site, será mais fácil trazer cada vez mais possíveis consumidores para perto.

Marketing de Conteúdo

É aqui que entra também o chamado marketing de conteúdo, que envolve a jornada do comprador mencionada acima.

Ao invés de comprar um horário caro na televisão ou apelar para um estratégia no melhor estilo Polishop, com alguém testando seu produto, é possível produzir conteúdo próprio. E dessa forma utilizar as estratégias de SEO para definir o que seu público quer saber.

Essa produção de material é o que vai atrair, manter e transformar um visitante do seu site ou blog em cliente. E existem diferentes formas de criar esse conteúdo:

  1. criando um blog - artigos permitem que o público reconheça ou aprenda a necessidade de ter seu produto ou serviço. Pode ser sobre o que você oferece ou sobre um assunto relacionado;
  2. guias e ebooks - são recursos mais profundos, em que você poderá explorar tópicos mais densos. Retomando a ideia do tênis sustentável, é possível criar um ebook sobre customização de peças, por exemplo. Você não estará diretamente fazendo uma venda, mas reforçando a necessidade de reaproveitamento de materiais;
  3. vídeos - cobrir os assuntos que interessam o seu público regularmente vai mantê-los constantemente interessados na sua marca. É possível inclusive se tornar um influencer, aquela pessoa em quem a audiência confia apenas por conviver no ambiente online;
  4. podcasts - um formato semelhante ao de programas de rádio, que podem ser baixados pelo público e ouvidos a qualquer momento, até mesmo fora do ambiente online, e sem focar no produto diretamente;
  5. emails - um internauta que assina uma newsletter está interessado no seu produto ou no tema que você aborda. Alimentar esse interesse gradualmente pode garantir que o consumidor queira não apenas o que você oferece inicialmente, mas que crie uma relação de proximidade com a marca. Sem contar que se trata de um canal aberto para realizar uma comunicação direta.

Independente da opção escolhida, quanto mais conteúdo de qualidade for produzido, mais credibilidade para o seu negócio.

Uso de redes sociais

Infelizmente, as redes sociais ganharam uma conotação de procrastinação e perda de tempo. Entretanto, essas plataformas representam uma forma de alcance única em relação ao público.

Em redes como o Facebook, é possível criar páginas dedicadas a marcas e definir públicos dentro de um nicho de maneira intuitiva. Não é preciso ter um conhecimento super aprofundado em marketing digital para criar publicações e obter curtidas.

Contudo,  vale dizer que quem sabe como lidar com as ferramentas sempre terá um retorno maior. Por isso, é interessante tentar ir além nas redes sociais, não ficando apenas nas publicações convencionais. Quanto mais cada uma das redes é estudada, maiores são as chances de conseguir melhores resultados.

A verdade é que as redes sociais funcionam como uma espécie de megafone do que está acontecendo. Twitter, Instagram, WhatsApp, tudo contribui para espalhar qual é a sua marca, quais são seus benefícios e produtos.

Quando investir em estratégias de marketing

Você pode estar pensando que tudo é muito complicado e que somente grandes negócios podem investir nesse processo todo. Entretanto, a verdade é bem diferente disso. Você pode, e deve, investir em marketing digital assim que estabelecer o seu negócio.

Se você ainda não souber para quem oferecer seu produto, por exemplo, as métricas digitais vão, no mínimo, te ajudar a definir o público alvo. Apenas a remota possibilidade de mensurar seu alcance e audiência ideal, já faz com que valha a pena investir nesse tipo de estratégia.

Por isso, mesmo que esteja inseguro sobre como começar, não tenha medo. Sua marca só tem a ganhar. O marketing digital para iniciantes é muito intuitivo e você pode aprender durante o caminho.

Qual é o primeiro passo para começar a utilizar o marketing digital

Para quem quer começar a colocar a mão na massa, é importante primeiro construir uma audiência. E isso requer fazer testes e utilizar conhecimentos prévios para saber qual público priorizar.

Uma das ferramentas mais intuitivas para isso são as publicações patrocinadas de Facebook. Mesmo que utilize apenas uma imagem ou foto, por exemplo, já será possível perceber qual é o tipo de público que se interessa pelo seu produto ou serviço.

Começar a pensar em conteúdo é também muito importante. Informações além da venda em si são sempre muito relevantes para atrair a audiência. O marketing digital para iniciantes pressupõe muita pesquisa sobre o alvo das campanhas. Como a internet facilita a aproximação, é uma oportunidade de aprender a direcionar as conversões de um jeito mais certeiro.

Na verdade, o marketing digital em si representa uma chance de ter um contato inédito com quem pode se interessar pela sua marca. Utilizando as plataformas e ferramentas corretas, é possível otimizar as vendas sem precisar gastar além do necessário.

A partir de testes e buscas por engajamento, o universo online pode ser um grande aliado no crescimento de negócios de qualquer porte. Ao interagir com as pessoas certas, será possível conquistar defensores para o seu produto de forma orgânica. E esse tipo de propaganda, sem dúvida, é muito mais eficiente do que muitas das ações do marketing tradicional.

Você acha que está mais preparado para iniciar suas estratégias de marketing digital? Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixar seu comentário! Teremos o maior prazer de ajudar a responder suas dúvidas!

Aline Josie

Gestora de Projetos Digitais

4 a

Uau. Parabéns, artigo incrível.

Vinicius Gonçalves

Especialista em Marketing Digital | Anúncios Online e Performance | Coordenação de Digital | Gestão e Estratégias de CRM

4 a

Excelente conteúdo!

JR Martian

Beyond SEO / ASO / SXO - Search Experience Optimization

4 a

Muito bom, parabéns.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos