Marketing o poder do agora.

Marketing o poder do agora.

Marketing é tudo.

Conforme expõe Las Casas (2010), existiram três eras da comercialização até chegar ao conceito moderno de marketing. Na era da produção, acreditava-se que produzir um bom produto era o suficiente, que os clientes, nessa condição, consumiriam o produto, indo atrás dele. Depois a ênfase foi dada à venda, onde se estimulou o consumo, destacando a atratividade do produto. Por fim, a era do marketing, em que o atendimento aos desejos dos clientes passou a ser o foco. O conceito de marketing é amplo e permanece em plena transformação, já que sua definição acompanha a constante mudança do cenário contemporâneo. Em uma perspectiva mais atual, marketing é definido desta forma:

Kotler e Armstrong (2007) reduzem o conceito à sua essência. De acordo com os autores, a principal atividade do marketing é lidar com os clientes. Com eles, os profissionais de marketing devem construir relacionamentos lucrativos. Para isso, deverão atraí-los com a promessa de atendimento às necessidades e desejos. E não só atrair novos clientes como reter os antigos através da satisfação.
Sendo assim, a ideia central do marketing é compreender o comportamento de compra do consumidor, buscando traduzir os seus anseios, oferecendo-lhes valor superior, tudo isso com base em uma troca lucrativa para ambas as partes, fundamental para a vantagem competitiva. Por esse motivo, o marketing é uma imprescindível ferramenta de gestão, usada por organizações de todos os portes. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos