Marketing ou Ambição?

Marketing ou Ambição?

Sinônimos e ondas, é uma boa maneira para compreendermos origem e desenvolvimento desta “novidade de 1941”, o Marketing Multinível, ou Marketing de Rede, Multilevel Marketing, Network Marketing ou Marketing de Mídias Sociais.

 Quaisquer dos exemplos acima citados consistem em uma estrutura derivada do Marketing de Vendas Direta, em que um player central fornece produtos ou serviços a serem comercializados por uma equipe remunerada e treinada pela empresa.

 Este custo fixo foi retirado inicialmente da estrutura organizacional empresarial pelo empreendedor norte americano Carl Rehnborg, que viveu na China nos anos 20, onde formulou e desenvolveu ideias sobre nutrição e saúde, e, ao voltar aos EUA criou uma empresa chamada Nutrilife, sendo esta a primeira a ter destaque com o conceito do MMN.

 Hoje a Nutrilife ainda tem seus produtos comercializados, através da empresa Amway, também norte americana, fundada em 1959 por Carl Rich DeVos e Jan Van Andel, dois antigos distribuidores da própria Nutrilife.

 Em 1979 a Amway, assim como a Nutrilife anos antes, tornou-se alvo de investigações da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos sob a acusação de Marketing de Pirâmide, estrutura organizacional empresarial proibida e considerada crime em diversos países, incluindo o Brasil.

 Marketing de Pirâmide é uma estrutura organizacional onde a base sustenta o topo. “Em linhas gerais, pirâmide é um esquema de marketing multinível sem lastro real – quando o serviço ou produto oferecido ou não existe de fato ou não é a fonte principal dos recursos obtidos pela empresa. (Revista Exame, 09/08/2013).

 Na década de 80 inicia a segunda onda do MMN, com surgimento de centenas de empresas utilizando esta estrutura organizacional, entretanto, infraestrutura do ambiente de mercado não era ideal ao desenvolvimento destas empresas, fato, uma grande parte delas teve suas origens em quintais e garagens. O acúmulo de fatores negativos trouxe estoques parados, desgastes com canais de distribuição e redução em margens de lucro.

 A década de 90 trouxe a entrada de profissionais, executivos especializados neste formato de negócio, ampliando possibilidades e diminuindo problemas. Mudar a imagem que o Marketing de Rede tinha. Outro relevante fator foi a inclusão digital no MMN, trazendo maior agilidade com custos menores, possibilitando desenvolvimento das empresas em seus planos de compensação aos seus colaboradores diretos e indiretos.

 Ótimo mas, e a ambição? Bom, aí está a crítica do texto, empresas são feitas por pessoas, pessoas mudam e moldam o Mundo mas, quem molda pessoas? Algumas empresas moldam mentalidades se utilizando de características de personalidade.

 Utilizarei a HINODE como exemplo, bastante presente em cenário mais recente, é uma das empresas MMN no mercado nacional a registrar maior crescimento em arrecadação nos últimos anos, se não for a maior, parabéns.

 Ambição:

  1. 1. Forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez.

 

  1. 2. Anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

 Quando uma empresa MMN incentiva seus colaboradores a ostentar bens adquiridos, premiações e viagens, na verdade ela busca ampliar sua rede de vendas através de um processo seletivo subjetivo e inverso, onde a ambição é o perfil alvo e o ambicioso procura a companhia.

 Formar uma equipe de vendas com fome de vender é excelente e vender é fundamental a qualquer empresa ou companhia, entretanto, o ambicioso não cria, ele copia, por essência é alguém que busca muito determinada situação por ele vista e contemplada na vida de alguém em algum momento, seja status social ou bens materiais.

 Minha visão como gestor de pessoas é que administrar conflitos dentro de uma equipe de ambiciosos é menos complexo, são menos criativos, consideram menos diferentes caminhos e possibilidades e são mais facilmente manipuláveis, uma vez que seus controles estão expostos como joysticks em um videogame, através de sua ambição.
 Uma equipe composta por pessoas com menos ambição e maior determinação tem como natureza ser mais desbravadora e criativa, buscando novos caminhos e possibilidades, formando tendências, estas que ambiciosos seguem.
 Forme caminhos, não copie.
 Forme mentes.
Nguyen Hai Son

Global Out-Clinical Nutrition Platform via AI-Based Therapeutic Process.

5 a

Thanks

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Arthur Matos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos