Marketplace Conference 2018 - Ilegalidade, Precificação e Catálogo

Marketplace Conference 2018 - Ilegalidade, Precificação e Catálogo

Depois de dois dias full time no evento do E-commerce Brasil já deixo registrado a admiração pela organização. O evento foi muito bem organizado, e muito pontual em relação ao horário das pelestras.

Com certeza é um evento excelente para estreitar o relacionamento com parceiros existentes e descobrir novos caminhos para novas parcerias.

Vou compartilhar (em tópicos) alguns pontos que acredito serem importantes. Vou dividir em 2 textos para não ficar grande e cansativo. Lembro que aqui está a minha percepção/opinião.

Ilegalidade

Atualmente muitos vendedores vem sofrendo com a ilegalidade, existem muitas empresas que ainda trabalham de forma desonesta na parte fiscal e com produtos ilegais. Conforme o site GS1BR apenas uma pequena parte do que entra ilegal em nosso país é aprendida, o que representa de 5% a 10% do total do contrabando.

No momento do fechamento da parceria entre seller e marketplace o critério de avaliação está cada vez mais rígido, as empresas estão exigindo diversas documentações para garantir que o serviço para o cliente final seja feito com qualidade e de maneira correta. Outro ponto de destaque para quem trabalha com marketplace é exigência da informação do arquivo XLM da nota fiscal, assim tentando evitar a ilegalidade fiscal e produtos contrabandeados.

Precificação

Muitas empresas acabam trabalhando com o preço de mercado, pois encontram muitas dificuldades em precificar o seu produto e/ou serviço, e acabam não fazendo a sua lição de casa de levantar todos os custos envolvidos para realizar a precificação daquele produto/serviço. É necessário que todos verifiquem as variáveis que envolvam os preços (Detalhamento de toda a carga tributária, custos fixos, logística, frete, pagamentos, markeplace, etc) para que assim nós todos ganhemos. 

Além disso, temos de ser mais criativos na precificação, hoje ela acaba sendo muito linear. Poderíamos criar preços diferentes aproveitando alguns serviços que temos. Exemplo, o cliente que consome dentro do seu restaurante usufruindo de todo o conforto como wi-fi, banheiro, móveis e etc, paga o mesmo valor do cliente que compra e consome fora do estabelecimento. Deveriam esses dois clientes pagar o mesmo valor utilizando serviços diferentes? Não é de se pensar?

Outro ponto fundamental é apenas não mudar o preço, e sim mudar o preço e ver o comportamento do seu cliente. Você precisa sentir essa sensibilidade.

Quando você realizar uma promoção pense: Quanto eu preciso vender para suprir uma baixa de preço, sem perder o meu lucro? Qual será o impacto no resultado final? Posso aumentar os valores de outros produtos para compensar? O mercado permite? Consigo vender?

Lembre-se, planejamento é tudo.

Pontos relevantes ao montar um catálogo (Na sua loja e no Marketplace)

- Nomes bem definidos e claros.

- Tamanho e pesos super fiéis.

- Descrição bem detalhada com todas as informações. Se coloque como comprador, se questione tudo o que você perguntaria sobre aquele produto.

- Reviews: Peça para os seus clientes que comprarem comentarem sobre aquele produto, isso ajuda muito aos demais compradores tomarem a sua decisão.

- Fotos nítidas. Chega de foto de catálogo/fabricante. Produza fotos, vídeos e conteúdos. Seja criativo!

- Precificação e Frete totalmente alinhados com o seu negócio.

Um número importante apresentado é que 60 empresas esse ano já tiverem 500 mil reclamações, então lembre-se mantenha a sua operação no seu controle, respeite e de atenção ao seu cliente.

Quando estiver difícil respire fundo e lembre-se que a Índia possui 22 línguas oficiais, já imaginou se o seu e-commerce fosse por lá? Então vamos arregaçar as mangas e trabalhar.

Em breve postarei o outro texto!

Abraços 


José Augusto (Guto) Urquiza

Diretor de Supply e industrial na Leo Madeiras.

6 a

Sobre ilegalidade, recebi hoje uma compra de um roteador, feita na Amazon, através de um seller, sem nota fiscal!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Alves Arsilo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos