Mas afinal o que é Growth Hacking?
Comecei a trabalhar com Growth Hacking em 2020, bem no meio da pandemia. Como eu já tinha um background de carreira bem generalista, tanto no digital quanto no offline, resolvi me aventurar nessa área. Aprendi bastante, participando de congressos, estudando, estudando e estudando.
Mas afinal o que é esse tal de Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma metodologia que nasceu lá no Vale do Silício nos EUA, criado por um cara chamado Sean Ellis, um empresário, empreendedor e investidor que lá em 2010, enxergou que as empresas precisavam de algo diferente para ter um crescimento acelerado e sustentável.
Em um post publicado em seu blog lá em 2010 ele define growth hacker como uma pessoa orientada ao crescimento, cujas ações são realizadas de acordo com seu impacto potencial no crescimento escalável do negócio.
Mas como isso funciona na prática?
Por meio de entendimento da jornada do produto, perfis de usuário, análises de resultado e experimentações, você consegue crescer seu negócio de forma exponencial.
O primeiro passo é entender o perfil do seu cliente: onde ele está, qual sua faixa etária, o que ele gosta de fazer e etc..
Depois disso é importante definir qual a North Star Metric, ou métrica geral da empresa. Fase muito importante, pois se não soubermos para onde ir, qualquer lugar serve.
O próximo passo, após definição da meta seria focar no gargalo do funil de venda, para entendimento de onde devemos focar para gerar aumento de receitas, se o problema está no topo do funil, é importante trazermos mais leads para o time comercial trabalhar.
Recomendados pelo LinkedIn
Chegamos agora, na fase que eu mais gosto, o levantamento de ideias para experimentação, que pode acontecer de diversas maneiras:
Após essa fase, é importante juntar todas as ideias e experimentos e priorizar o que faz mais sentido naquele momento.
O ideal é rodar no mínimo 10 experimentos diferentes por semana, pois historicamente de 70% a 80% deles darão errado, então quanto mais você rodar mais aprendizados terá.
Definidos quais experimentos deram certo e errado, é a hora de escalar e utilizar os aprendizados do que deu errado para não repetir.
Caso você queira entender mais sobre tudo isso, é só me chamar no inbox que batemos um papo.
Um grande abraço,
Adriano Cabral
Growth Hacker
Head of Marketing | Head of Growth | Head of Digital - Marketing, Digital & Tech Specialist
1 aExcelente, Adriano. 👏👏👏
Hunting, Treinamentos, Gestão de TI, Alocação de Profissionais e Projetos
1 aGenial Adriano!
Digital | Trade MKT | Retail Media | Estratégia | Varejo | Marketplace | E-Commerce
1 aMuito bom Adriano, parabéns pelo artigo.
Muito bom!!!
Head de Recursos Humanos - Remuneração, Benefícios, People Analytics, Gestão de Performance, Operações de RH
1 aBoa iniciativa!