Mas afinal, o que é um hacker?
Pixabay

Mas afinal, o que é um hacker?

A primeira pergunta que se deve fazer a si próprio é: "O que é um hacker e o que quer ele de mim ou do meu computador?"

Hacker é um indivíduo que tem bons conhecimentos da internet e de programação e consegue obter informações ou dados da rede ou de computadores, dados esses que normalmente não são permitidos de visualizar. Hackers podem utilizar estes dados para fazer o bem ou o mal, no caso do mal leva-nos ao termo "cracker" que é o termo utilizado para caracterizar alguém que aproveita as suas aptidões e conhecimentos para fins ilegais ou prejudicar outras pessoas.

Os hackers são pessoas e tal como na vida real alguém lhe pode roubar a carteira um hacker pode roubar as credenciais do seu cartão de crédito e extrair o seu dinheiro digitalmente, fazer-se passar por si com os seus dados ou até destruir todos os seus documentos e informações.

De vez em quando aparece sempre uma noticia no telejornal a dizer "Hackers invadiram o sistema de um banco e roubaram milhares de euros", "Hackers provocam perda de milhões em moedas digitais", "miúdo consegue entrar no site da Apple".


Mas ao contrário do que os media leva a pensar os hackers nem sempre são maus, nem aquelas personagens dos filmes com um capuz preto e cara tapada dentro de uma sala escura com um computador. Existem vários tipos de hackers:

  1. Cracker - Pretende extrair informações contornando barreiras e conseguindo roubar identidades, dinheiro, dados valiosos ou enganar utilizadores.
  2. Black Hats - Este tipo de hackers rouba informação pessoais, entra em sites e viola os termos de segurança apenas para ganho pessoal e cometer ilegalidades.
  3. Grey Hats - O termo refere-se a hackers que viola as regras de segurança mas não o fazem com uma mà intenção como os Black Hat, normalmente fazem-no por necessidade de atingir um objetivo ou lutar por uma causa.
  4. White Hats - Finalmente, estes são os hackers bons. Como deve imaginar hackers são as melhores pessoas para encontrarem falhas de segurança no seu site e perceber os erros e vulnerabilidades que existem. As empresas e os estado contratam este tipo de hackers para fazer apenas isso, tentar entrar no site do própria empresa para depois ser percebido o problema e partir para a resolução.
  5. Hacktivists - Este grupo de hackers age em torno de uma causa. Normalmente as causas são a liberdade dos internautas e dos civis e muitas vezes são eles os responsáveis por problemas em sites de governos e grandes empresas. O grupo mais conhecido deste tipo de hackers são os Anonymous uma comunidade online que de maneira coordenada provoca falhas em sites promovendo liberdade na internet e liberdade de expressão.

Conclusão

No geral é bom nem todos os hackers serem maus, muitos deles praticam o bem e querem ajudar empresas e sites a melhorarem os seus negócios. Há claramente uma grande diferença entre estas pessoas, e quem utiliza os seus conhecimentos para praticar ilegalidades. Agora que sabe o que é um hacker e quais são os maus e os bons tipos de hackers fique atento e entenda melhor as notícias.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Ferreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos