Mastermind - O que isso significa?
"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado"
Provérbio Africano
A leitura do livro A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, me trouxe conceitos que eu desconhecia sobre o significado da palavra mastermind.
Fiquei verdadeiramente impactado (positivamente) sobre o que está por trás da união genuína de mentes em prol de um objetivo em comum. Alguma vez, você já parou para pensar o quanto uma simples e empolgante conversa com um amigo pode gerar maravilhosas ideias para um plano que vocês tenham em comum?
Nesse artigo eu vou falar sobre como a união de duas ou mais mentes, positivas, pode trazer realizações enriquecedoras e tornar mais fácil, viável, consistente e duradoura a execução de qualquer sonho, objetivo ou meta.
Eu não sei o que você sabe sobre mastermind até aqui, mas já adianto que o conhecimento que trago nesse texto foi adquirido e está sendo escrito com base na literatura do criador desse termo.
A intenção é te ajudar a compreender a real origem da palavra mastermind, onde ela já foi aplicada na prática, seus benefícios, e como você também pode utilizá-lo para tirar seus objetivos e metas do papel, contribuindo positivamente na vida de outras pessoas e evoluindo com elas.
Matermind é um termo criado pelo escritor Napoleon Hill e aparece em obras deste autor como a já citada A Lei do Triunfo e Quem Pensa Enriquece.
O significado da palavra mastermind é:
A união de duas ou mais mentes que formam uma terceira mente (mente mestra) com a intenção de alcançar um objetivo em comum, numa relação harmônica onde todos os envolvidos só têm a ganhar, pois traduzem essa união em um esforço de conhecimento organizado, possibilitado pela química mental entre eles.
Ou seja, qualquer grupo de duas ou mais pessoas que faça a comunhão de seus conhecimentos a fim de realizar um propósito, desde que pensem e tenham uma atitude positiva, já pode ser considerado um mastermind.
Em outras palavras, você já deve ter feito parte de alguns masterminds ao longo da sua vida sem saber. De repente, você até criou alguns deles! Seja no ambiente profissional, familiar ou entre seus amigos.
Se você e sua esposa ou marido traçaram uma meta de viagem de férias, planejaram isso por um ano e realizaram no prazo que estipularam, houve um mastermind. Se você e um amigo(a) se reuniram durante um tempo para criar um projeto social e tornaram isso real, esse é mais um exemplo de mastermind. Se você reuniu sua equipe para atingir uma meta de vendas em três meses e vocês a alcançaram, mais um caso de formação de mastermind.
Como você pôde ver, nas situações mais simples é possível encontrar cases que evidenciam o que é um mastermind na prática. Perceba, também, que em todos os casos acima, sempre havia um fim, um objetivo principal definido, já que, sem isso, não há sentido essa união de mentes.
A perfeita harmonia entre essas mentes que formam o grupo é condição essencial para que qualquer meta possa ser alcançada. As derrotas são causadas justamente pela falta de harmonia, e por isso, é tão importante pensar seriamente sobre quem serão as pessoas que farão parte do mastermind que você quer criar.
Não é simplesmente reunir pessoas que você gosta porque tem amizade, afinidade e achar que a mágica vai acontecer. É preciso critério. Não que a amizade e afinidade não sejam importantes nesse caso, mas o conhecimento agregador e química mental favorável são determinantes para o sucesso da mente mestra.
Entenda a química mental como aquilo que torna a perfeita harmonia possível. São pessoas com mentes e atitudes positivas (e possuidores de conhecimento que tenham a agregar para a realização do plano) que tornarão essa conciliação eficaz.
Pessoas que mantêm uma mentalidade e atitude negativa prejudicam a harmonia do grupo, e consequentemente, o cumprimento de qualquer intenção.
Não é difícil identificar pessoas que não pensam e agem de forma positiva. É possível perceber em suas posturas, gestos, expressão facial, palavras, discursos, comportamentos e realizações.
Isso também não significa que essas pessoas sejam más. Elas apenas não tem uma atitude e pensamento fortalecedor, que as faça perseguir e acreditar nos seus sonhos e objetivos com determinação, resiliência e foco.
Elas são pessoas que ainda não desenvolveram uma forma de vencer muitas de suas autossabotagens e crenças limitantes mais fortes. Elas não realizam e conquistam menos do que poderiam, pois ainda precisam superar certas barreiras que só o autoconhecimento pode trazer à luz.
Pessoas com pensamentos e atitudes limitantes não estão condenadas a viver assim. No momento em que cada uma delas iniciar seu processo de investigação dos próprios comportamentos que as incomodam, e trabalharem o autodesenvolvimento, aos poucos, a mudança as levará a evolução.
"Pelas vossas obras, vos conhecerei"
Passagem bíblica
Grandes homens da história usaram do mastermind, até antes desse termo existir, para criar grandes empreendimentos ou ideias revolucionárias. Henry Ford, Andrew Carnegie, Thomas Edison, Theodore Roosevelt, Abraham Lincoln e Jesus Cristo.
Todos esses modelos reuniram pessoas em seu entorno para os ajudar a concretizar suas realizações. Nenhum de seus impérios seria possível se não fosse a união das mentes que eles selecionaram. Mesmo que eles não estivessem presentes, ainda assim, tudo funcionava, pois as pessoas acreditavam na ideia desses homens como se fossem delas.
Algumas dessas personalidades citadas não tinham conhecimento suficiente para que fossem, elas sozinhas, a realizar o que tinham em mente. Em alguns casos, não tinham o nível de educação formal que muitos considerariam necessário para se tornarem bem-sucedidos.
Porém, a habilidade principal, já estava dentro deles: reunir pessoas que trocariam com eles o conhecimento e esforço necessário para tornar os sonhos possíveis.
O conhecimento organizado das mentes dos membros de um mastermind é outro elemento essencial. A sequência e processos constituídos para realização de qualquer ideia é um fato que jamais deve ser ignorado. É a troca de conhecimento entre os membros, numa relação onde todos ganham, que faz a máquina girar e as coisas se materializarem.
Entenda que o mastermind não combina como uma ideia unilateral. Um de seus princípios básicos é esse intercâmbio de pensamento onde todos aprendem e ensinam, pois têm um objetivo claro, bem definido e em comum.
Eu comecei a introdução do conceito de mastermind com exemplos bem simples, e que fazem parte do nosso dia a dia, para mostrar que isso não é algo distante de nossas realidades. Não depende que você pague para fazer parte de um grupo que te leve a qualquer tipo de crescimento para alcançar seus resultados desejados.
Essa união positiva de pensamentos para alcançar um fim, está muito mais presente em nossas vidas do que imaginamos. É algo cotidiano e que nos exige apenas uma coisa, na minha opinião: fraternidade.
Mesmo quando você não é autor de uma determinada ideia, mas é convidado para contribuir com ela, isso não torna o seu papel menos importante dentro de uma dupla ou grupo. Pelo contrário... Se você foi chamado é porque algo acreditam que você tem a acrescentar em prol de um propósito. Confiam em você.
O teu conhecimento agregará para aquele que te chamou, pois ele pode não ter aquilo que você completará no grupo. E é nessa harmonia que as grandes realizações acontecem. É quando ocorre a química.
Como exemplificado, você pode usar o mastermind, na prática, para atingir um objetivo de família, desde um planejamento para a viagem das próximas férias até a idealização da compra de um novo imóvel.
Você pode aplicar junto aos seus colaboradores ou subordinados para atingir alguma meta do ano. Se você não exerce um cargo de liderança, é plenamente possível que você use esse conceito de mastermind para colocar uma ideia em prática junto aos seus pares ou se unindo a referências da empresa onde você trabalha para trocar conhecimento e entender o que você precisa fazer para alcançar uma promoção, por exemplo.
Infinitas são as possibilidades para a utilização do mastermind. A ideia é usá-lo para chegar mais longe e mais forte, com o suporte daqueles que têm muito a acrescentar a sua vida, quando você também está disposta(o) a trocar e servir.