Masters of São Paulo / Mestres de São Paulo
Guto Seixas

Masters of São Paulo / Mestres de São Paulo

Sapataria Busso - Sapatos sob medida desde 1915

Busso - bespoke shoemaker - Since 1915

Acho que por me considerar um pouco artesão sempre fui fascinado por essas pessoas que passam a vida toda se dedicando a fazer uma coisa bem. A fazer o melhor. Acho que isso tem um pouco de religioso, lembra os monges budistas e suas mandalas. 

Resolvi então ir atrás dos melhores artesãos de São Paulo e, logo que imaginei esse projeto, me lembrei da sapataria Busso. Quando praticava equitação, nas décadas de 1980 e 1990, ninguém sonhava com nikes e mizunos, os objetos de desejo dos cavaleiros e amazonas eram as botas do Busso. Nunca tive meu par, mas uma vez experimentei um no vestiário da Hípica e fiquei maravilhado. Aquilo sim eram botas! Fui lá ver se eles ainda faziam essas maravilhas.

Busso ainda é o nome do estabelecimento fundado em 1915, mas quem manda na casa desde que Gino Busso morreu é seu ex-discípulo, o Sr. Mario da Costa Carneiro, 84. Ele mesmo filho de sapateiro.

Além das botas, a Busso faz sapatos e botinas, tudo sob medida e em couro francês. Só usam couro francês. Quem deseja ter um par dessas maravilhas nos pés precisa ser paciente, mas não tão paciente assim. 20 dias é quanto demora. Primeiro são tiradas as medidas dos seu pés para a confecção de formas de madeira, que serão moldes dos seus pés para todo o sempre. Para sempre mesmo. Sr. Mario me conta, apontando para uma parede com prateleiras do chão ao teto forradas de pézinhos de madeira empoeirados: "Esses aí todos já morreram". Porque ele guarda os moldes desses pés do passado eu não perguntei. Fiquei pouco mais de uma hora com o Sr. Mario e o Sr. Walter, que no dia estava martelando e marcando couros marrons e pretos. O Walter está na casa só há 36 anos.

A divisão de trabalho no Busso é a seguinte: O Sr. Mario é o homem de frente, recebe, conversa, interpreta e analisa. Daí, com o pedido feito corta o couro e o Sr. Walter faz o resto.

A dupla é engraçada e cheia de histórias que eu prometi não publicar. A quantidade de absurdos que esses dois já escutaram da grãfinagem paulistana é infinita. Dava para ficar dias ouvindo e gargalhando com os causos. Pena que durou só uma hora.

Endereço: Rua Major Sertório, 452 - Vila Buarque - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3256 9435

De segunda a sexta 08h - 17h30 / Sábado 08h - 12h / Domingo fechado

Sapataria Busso - Mestres de São Paulo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos