Maternidade e Carreira
São diversas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se às relações de gênero. A importância da mulher brasileira em uma sociedade predominantemente dominada por homens, vem evoluindo há muito tempo.
Nos últimos anos, foi possível visualizar as conquistas após tantos anos de conflitos, principalmente dentro de escolas e na inserção no mercado de trabalho, conseguindo sua independência financeira e realização profissional.
Mesmo com estas constatações, a situação ainda está longe de ser ideal. Sendo maioria entre a população (52%). O público feminino representa 43% de participação no mercado de trabalho, enquanto 57% ficaram com os homens. Isso não é tudo, a diferença salarial entre homens e mulheres segundo o IBGE chega a 23%.
E ai no meio de tantas “batalhas”, aparece uma das mais importantes e delicadas, a maternidade. Será que ser mãe pode atrapalhar a vida profissional? No meio de tantos mitos, medos, culpas e inseguranças, é possível equilibrar uma carreira de qualidade e ser mãe ao mesmo tempo?
Os desafios da carreira profissional durante e após a maternidade são tantos que nem Froid explica. Começa pela aceitação dos colegas e chefia e todo o planejamento de substituição de tarefas durante a licença maternidade, passando pelo medo de perder seu espaço após o seu retorno, além da adaptação a nova rotina e hábitos. Segundo pesquisas 3 em cada 7 brasileiras têm ou tiveram medo de perder o emprego ao engravidar.
Mas nem tudo são obstáculos, junto com o movimento feminista que busca equidade de direitos, os pais começaram a fazer parte da rotina das crianças dividindo tarefas predominantemente femininas como as domesticas. Além da tecnologia, que se tornou grande aliada, permitindo que muitos profissionais trabalhem de casa em um horário mais flexível. No mundo atual, não faltam exemplos de executivas bem-sucedidas.
É importante que a mulher compreenda que não há uma formula mágica para se tornar uma excelente profissional e ao mesmo tempo a mãe exemplar, chegar a um equilíbrio demanda tempo e prática. Não se compare com outras mulheres ou famílias, afinal cada um têm seu jeito e definitivamente a perfeição não existe
*O conteúdo deste artigo foi construído com base em conversas com amigas que já são mães e Blogs de maternidade