Matriz de Materialidade: Uma ferramenta estratégica para orientar as decisões financeiras do Conselho de Administração

Matriz de Materialidade: Uma ferramenta estratégica para orientar as decisões financeiras do Conselho de Administração


O papel do Conselho de Administração em garantir sucesso financeiro de uma empresa é inegável. No entanto, a gestão financeira eficaz deve abranger não apenas aspectos tradicionais, mas também considerações de sustentabilidade responsabilidade corporativa.

A matriz de materialidade pode auxiliar o Conselho de Administração a tomar decisões financeiras mais informadas e alinhadas com os objetivos de sustentabilidade.

O que é Matriz de Materialidade?

A matriz de materialidade é uma ferramenta usada para identificar as questões mais críticas para uma organização, com base em seu impacto nos negócios e na importância para as partes interessadas. Na execução da estratégia dessa ferramenta serve para acompanhar e definir os resultados esperados.

Segue um modelo de matriz de materialidade:

Fonte: We.Flow

Por que a matriz de materialidade?

A matriz de materialidade é uma ferramenta importante de análise que as organizações se concentram nos pontos que são importantes. Identificando os temas importantes a serem abordados e que se entrelaçam com o desempenho da empresa. Para fazer o planejamento de forma abrangente e sustentável a matriz de materialidade oferece as seguintes contribuições essenciais:

 

1.      Matriz de Materialidade e o Engajamento de Stakeholders.

1.1   Identificação de questões relevantes: a matriz de materialidade auxilia na identificação das questões mais críticas para empresa, levando em consideração tanto o impacto nos negócios quanta a importância para as partes interessadas.

1.2   Engajamento Significativo: ao incluir as partes interessadas na identificação e priorização das questões de materialidade, as empresas podem promover um engajamento mais significativos e alinhado com suas expectativas

2.      Gestão de Riscos Proativa:

2.1   Avaliação de Impacto de Probabilidade: A matriz de materialidade ajuda as empresas a avaliarem o impacto financeiro, operacional e reputacional das questões críticas, bem como a probabilidade de ocorrência.

2.2   Identificação de Riscos Financeiros e Operacionais: A partir disso, as empresas podem identificar e gerenciar proativamente riscos financeiros e operacionais, minimizando potenciais impactos negativos.

3.      Benefícios da Abordagem de Materialidade:

3.1   Melhoria da Reputação: A transparência na abordagem de materialidade e a responsabilidade nas ações resultam em uma melhor reputação da empresa.

3.2   Eficiência Operacional: A gestão de riscos financeiros e operacionais melhora a eficiência e reduz custos.

3.3   Inovação Sustentável: O foco nas questões de materialidade pode impulsionar a inovação sustentável e a criação de valor a longo prazo.

4.      Criação de legados Positivos:

4.1   Responsabilidade Corporativa: ao abordar questões de materialidade, as empresas podem demonstrar responsabilidade corporativa, contribuindo para um legado positivo.

4.2   Impacto na Comunidade: A gestão de materialidade direcionada pode resultar em um impacto positivo na comunidade em que a empresa atua.

Conclusão:

A matriz de materialidade é uma ferramenta versátil que vai além da identificação de riscos e oportunidades. Ela desempenha um papel crítico na promoção do engajamento de Stakeholders, na gestão de riscos e na criação de legados positivos. As empresas que adotam uma abordagem estratégica para a materialidade estão bem-posicionada para prosperar, deixar um impacto duradouro e contribuir para um mundo mais sustentável.

 

 

Marcelo de Abreu 🎯

LinkedIn Top Voice | VP @Employer RH | Driving business growth | CEO Banco Nacional de Empregos, Trabalha Brasil e Lugarh | Business Strategy | Carreira, Liderança e Inovação |

1 a

Parabéns pelo artigo Reni Ribas , aprendi muito com seu artigo.

Airton Hernandez .'.

Apaixonado pelo Comercial, Gerente de Negócios na Employer Tudo do RH, Gestão Comercial, Especialista em Agenciamento de Mão de Obra de Temporária, Safrista e Terceirização de Serviços.

1 a

Parabéns pelo artigo, Reni!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos