MATRIZ ELÉTRICA DO BRASIL
A energia elétrica é sem sombra de dúvidas uma das formas mais nobres que dispomos para o uso comum em nosso dia a dia. Contudo, a energia elétrica é oriunda de um processo de transformação de uma fonte primária, para a forma de energia elétrica, visando uma maior disponibilidade de uma energia de utilização mais prática.
Os dados mais recentes da agência internacional de energia nos mostram, que o mundo ainda tem uma forte dependência dos combustíveis fósseis.
De acordo com artigo publicado pela empresa de pesquisa energética (EPE), a matriz elétrica do Brasil está em um patamar muito superior em comparação com a matriz mundial. Podemos observar esse diferencial no gráfico a seguir.
É importante mencionar que a geração distribuída, fará com que nos próximos anos a parcela de energia solar ganhe um peso maior em nossa matriz elétrica. Esses dados já contemplam a geração distribuída, entretanto, acredita-se que as ações em direção do fomento da geração de energia limpa, favorecerá esse tipo de geração pulverizada em todo o território nacional. De acordo com dados de dezembro de 2023 da ANEEL, estão em fase de operação as seguintes usinas fotovoltaicas (UFV’s).
Nota-se que o Brasil vem sendo tomado por plantas do tipo. Isso é benéfico, pois criamos uma capilaridade maior em nossa malha de distribuição de energia. Além disso os projetos de transmissão transportam a energia para distâncias menores.
O gráfico abaixo nos mostra o incremento da nossa capacidade de geração solar ao longo dos anos.
Estamos também constatando nesse último ano de 2023 uma retomada no crescimento da geração eólica em nosso país.
Recomendados pelo LinkedIn
Com base última atualização dos dados da ONS, a curva de caga no Brasil tem em sua matriz a seguinte distribuição de valores acumulados no dia 27/12/2023.
Não há dúvidas que estamos muito à frente dos patamares mundiais quando falamos em matriz elétrica renovável. Tomando como base apenas os patamares de 2021, podemos notar os seguintes resultados entre nossa matriz elétrica e a mundial.
Com base neste panorama pode-se afirmar que o setor brasileiro e seus profissionais, estão aptos para fazer parte da solução do paradigma mundial, envolvendo a sustentabilidade e o crescimento da demanda por energia.
Engenharia de produção| Logística | Melhoria contínua | Controles internos | Finanças |
11 mParabéns pelo artigo Jônata! Excelente conteúdo 👏 👏 👏 👏 . Espero que o Brasil e o mundo invistam cada vez mais em energia limpa.