A MATURIDADE FAZ A DIFERENÇA...
Foi pensando e sentindo na pele a dificuldade que a maioria dos profissionais depois dos 45/50 anos tem para se recolocar no mercado de trabalho, que resolvi de forma suave e qualitativa abordar este tema e escrever este artigo com o objetivo de desmistificar este equívoco e o preconceito que permeia o mundo corporativo .
Espero que gostem! Boa leitura!
Quem disse que maturidade não conta?! O bom da maturidade é a capacidade de fazer o que julgamos certo e justo. Reconhecer as nossas limitações e perceber o quanto ainda ignorante somos diante do universo de possibilidades de aprendizados e ensinamentos que ainda podemos compartilhar, mostrando flexibilidade e abertura ao novo, respeitando a visão de mundo de terceiros, suas crenças e estilo de vida sem nenhum julgamento e sem menosprezar ninguém.
No decorrer da vida com seus altos e baixos, frustrações e decepções, glórias e vitórias. É preciso sabedoria diante do desespero para torna-ser calmo, pacífico, saber perdoar e pensar antes de agir, compreendendo a importância de alegrar-se com o sucesso de outras pessoas além do seu egoísmo, já que as vezes o primeiro emprego ou a recolocação tão almejada, demora um pouco para surgir, e quando surge a tal sonhada oportunidade, advém sempre de onde e de quem menos esperamos. Portanto, é preciso ter paciência para não agir por impulso e trocar uma satisfação momentânea por algo mais duradouro, e nisso reflete também a maturidade.
E com cautela, seguimos incentivando e apoiando a quem da nossa ajuda necessita, ciente de que há sempre espaço para crescer e melhorarmos como profissionais e seres humanos, compartilhando nossos privilégios ciente das diferenças existentes entre as pessoas, sabendo ouvir e falar menos, reconhecendo o que funciona para a nossa vida e o que é necessário para mudá-la da melhor forma, para ajudar a si mesmo, sem a necessidade de esperar pela ajuda de terceiros por vitimismo ou senso de "direito".
Então, diante do caos é preciso também ter humildade para rir de si mesmo, não se deixando contaminar pela descrença e o desânimo, acreditando sempre no seu potencial e na sua capacidade de se renovar e reinventar-se, sem deixar que isso o impeça de fazer sempre boas ações na tentativa de melhorar o mundo e as pessoas que o cercam, mesmo quando não há nada para receber em troca e jamais se esquecer de agradecer sempre quando necessário. Por que ser grato, além de uma belíssima virtude, também é um reflexo de maturidade, e o fato é que maturidade, em qualquer situação ou circunstância, sempre irá fazer a diferença.
Jailson Menezes // Agente de Proteção
10 de Novembro de 2019, Fortaleza-CE.