MBA ou pós-graduação, qual a melhor opção para minha carreira?
Por Maura Xerfan,
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira (NOC)
Muitas pessoas não sabem qual a real diferença entre as nomenclaturas de alguns dos cursos de Pós-Graduação e MBA e resolvemos ajudar a esclarecer esse assunto. Vamos lá?
No Brasil, todos os cursos superiores que tem como pré-requisito uma graduação, são considerados pós-graduação, são eles: especialização, MBA, mestrado ou doutorado.
A Pós-Graduação pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu.
O Lato Sensu é uma especialização, que prepara o profissional focado em uma área específica e é direcionado para o mercado de trabalho (com carga horária de 360 horas). O Stricto Sensu possui uma abordagem mais acadêmica, como os cursos de mestrados e doutorados (com carga horária de 1200 horas).
Vale lembrar que para cursar o Stricto Sensu (mestrado) o graduado não precisa ter feito um Lato Sensu (especialização) antes, mas para fazer o doutorado é necessário ter concluído o mestrado, pois o curso irá aprofundar tema de estudo do mestrado, o tema que é defendido na tese de conclusão do curso de mestrado.
O termo MBA é uma sigla norte americana que significa: Master Business Administration e, aqui no Brasil, passou a ser usado como um sinônimo de pós-graduação, nesse caso, lato Senso.
A tradução de Master Business Administration é Mestre em Administração Negócios, portanto, esse curso se refere especialmente à área negócios e Gestão Empresarial.
Nos EUA o MBA confere o título de mestre em administração de empresas, em sua estrutura o curso contempla um programa desenvolvido para profissionais com experiência nesta área, como é o caso dos CEO e não de um recém graduado.
Aqui, o funcionamento é outro, pois mesmo usando o termo máster (mestre) o curso é lato sensu e possui carga horária de 360 horas que estão voltadas para disciplinas na área de gestão e negócios.
Agora, você pode estar se perguntando: Qual a melhor opção de acordo com as necessidades da carreira? Essa pergunta começa a ser respondida por outra pergunta: Qual o foco da sua carreira?
Quando o foco do profissional graduado é o desenvolvimento de uma carreira voltada para o mercado de trabalho, a especialização atende perfeitamente. Nesse caso, a pós-graduação vai aprofundar os conhecimentos de seu curso de graduação.
Por exemplo, um profissional que é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em pode optar por uma especialização em Projeto e Gerência de Redes de Computadores, visando atender uma demanda de mercado ou de sua empresa para obter uma promoção, um novo cargo.
Já o mestrado e doutorado, que são pós-graduação Stricto Sensu, são indicados para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professores universitários e pesquisadores. Lembrando que o mestrado deve ser feito antes do doutorado.
O MBA em sua essência deveria ser cursado por profissionais com um pouco mais de experiência de mercado e que já esteja mais consolidado em sua área, gerentes e diretores de empresas, por exemplo.