Me formei, e agora?
Essa pergunta é angustiante e assombra a vida de qualquer universitário ou graduado. O fato de você ter passado 4 ou 5 anos estudando e toda aquela pressão familiar onde o tio tem a certeza de que você já saí empregado e seu salário não será menor que 5 mil, realmente aterroriza qualquer um.
Mas como enfrentar tudo isso e fazer dar certo?
Passaporte Universitário Sem Utilidade
Primeiro de tudo, aceite o fato de que diploma é só um papel com seu nome. Gosto de chamar o diploma de "passaporte Universitário sem utilidade". Ao mesmo tempo que ele pode te levar em algum lugar, ele não serve de nada. Pode sim te abrir várias oportunidades, porém isso não acontece em um passo de mágica. Você não se forma hoje e amanhã a melhor empresa tá te ligando. Aceita isso primeiro, vai te ajudar a aliviar essa angústia com certeza.
Unstoppable (Imparável)
Segundo, procure não se acomodar. A faculdade vai te dar um base do que é, mas isso não te torna especialista e nem o maioral naquilo. Você é apenas mais um genérico jogado no mercado e oh, o mercado é duro e não perdoa. Se você ainda não trabalhava e não conseguiu estagiar durante o período do curso, é hora de ser humilde. Comece pequeno e em passos pequenos torne-se grande. Sabe aquela história do estagiário que virou CEO? Então, mais ou menos isso.
Conexão gera Oportunidades
Terceiro, conecte-se com pessoas que estão onde você quer chegar ou que pelo menos estão um passo acima que você, faça networking. Seja criterioso e escolha a dedo. Mas sem ser interesseiro, não procure o amiguinho ou a amiguinha pedindo uma emprego pela amor de Deus. Não, eles não te darão bola e ainda vão rir. É sério, isso acontece. É hora de você chegar junto, perguntar sobre o caminho que fizeram pra chegar lá, mostre interesse em aprender, seja a primeira pessoa que eles vão lembrar na hora que precisarem de ajuda.
Especialidade > Genérico
Quarto, procure uma pós-graduação e especialize-se. Como eu disse, não seja genérico. Um grande mentor meu me ensinou que específico é melhor que genérico, e uma pós pode te ajudar nesse caminho. Agora você pergunta pro tio "mas qual vou escolher?". Se você já está em campo, escolha a que faz mais sentido com sua área de atuação. Se você ainda não está em campo, use o critério que utilizou para a sua graduação e veja qual especialidade mais te chama atenção. Mas pesquise tudo e analise o retorno sobre seu investimento, ou seja, quanto você investiu e quanto vai te retornar por esse investimento a médio prazo (3 a 5 anos).
Em resumo, o que eu queria dizer é que você precisa agir pelo que quer. Sentar e esperar o mercado te escolher não vai dar certo e vai te frustrar muito. Vai pra cima e se arrisca, esse é o momento. Depois você vai criar "N" motivos pra me explicar o porquê não pode se arriscar. Um abraço!
Analista de Relacionamento Digital no Sebrae/RJ | Especialista em Inbound Marketing e CRM
5 aLucas Azevedo