Media training: um serviço necessário
O treinamento com a imprensa é o trabalho que ensina a como se portar para ser um porta-vozes na hora de conceder entrevistas para os veículos de comunicação - seja rádio, televisão, revistas, jornais ou portais na internet - e também no relacionamento com os jornalistas, em eventos, por exemplo. O principal objetivo do Media Training é preparar o porta-voz, que pode ser tanto o presidente, CEO ou o gerente de uma área específica da empresa para que este informe a mensagem correta e de forma clara para os veículos de comunicação, já que essa mensagem vai ser transmitida pela imprensa aos diversos públicos que essa empresa possa ter acesso.
Para o bom trabalho de media training é preciso primeiro escolher os porta-vozes da empresa. A importância do cargo assim como a habilidade natural daquele que vai comunicar à imprensa são importantes para a escolha. A assessoria também precisa definir as principais mensagens que são importantes passar em nome da empresa, assim como o público-alvo. Após essas decisões, o treinamento se inicia.
Uma das principais atividades no treinamento de media training é a aplicação de entrevistas surpresas, sobre os temas que a empresa domina, treinando o presidente ou CEO da empresa com possíveis perguntas da imprensa para matérias ou até para situações de crise. Essas entrevistas devem ser gravadas em vídeo e áudio, para que o assessor que esteja aplicando o treinamento possa fazer análises e corrigir comportamentos. Porta-vozes bem treinados são capazes de posicionar a empresa em um ótimo patamar para os negócios.
Quando o porta-voz de uma empresa mostra preparo, conhecimento e controle também transmite confiança para os stakeholders (públicos), fortalecendo, dessa forma, o relacionamento e a imagem da empresa, proporcionando credibilidade aos negócios. Um porta-voz bem treinado e tem domínio das informações expostas e que saiba exatamente quais devem ser divulgadas ou não para a imprensa ajuda a diminuir as chances de uma crise de imagem. Além disso, um entrevistado que fala e se porta bem desperta mais interesse dos veículos e dos seus respectivos jornalistas, que acabam passando a solicitar essa fonte para mais entrevistas e matérias, aumentando a visibilidade da empresa.