A mediocridade pode te matar
A Excelência da Natureza
A natureza nos ensina muito, não é? Mas muitas vezes a gente não percebe a beleza da mensagem que ela nos passa. Um exemplo é o pássaro-do-paraíso. Você provavelmente já deve ter visto um vídeo mostrando um pássaro, com uma plumagem colorida, dançando e cantando ao redor da fêmea.
Enquanto muitas aves buscam a sobrevivência com estratégias básicas de camuflagem ou cantoria simples, o pássaro-do-paraíso adota uma abordagem totalmente diferente. Para esse pássaro, a mediocridade não é uma opção viável. Em vez disso, ele investe tempo e energia em um espetáculo visual, criando uma plumagem deslumbrante e realizando elaboradas danças e exibições de acasalamento.
Mas se você acha que é só isso, saiba que esses esforços consomem recursos preciosos de energia que podem fazer com que ele possa chegar a desmaiar, além de deixá-lo exposto a predadores. Tudo isso é necessário para se destacar em um ambiente altamente competitivo, onde o insucesso pode fazer com que a linhagem deixe de existir. Isso nos leva a refletir que, em um mundo onde a mediocridade é comum, aqueles que se esforçam para se destacar podem enfrentar riscos, mas também desfrutam das suas recompensas.
Outros Exemplos de Destaque na Natureza
E esse não é o único animal que se destaca. Você também deve conhecer o Pavão, com suas caudas coloridas que se exibe na época de acasalamento para chamar a atenção das fêmeas. A Lagartixa-dragão, que são pequenos lagartos do deserto, com uma capacidade única de correr com uma velocidade tão alta que são capazes de, literalmente, se levantar nas patas traseiras e andar na superfície da água de lagos temporários.
Isso tudo para fugir dos predadores e buscar alimentos nas superfícies desses pequenos lagos. O próprio camaleão é famoso por sua habilidade de camuflagem e capacidade de mudar de cor, ao se misturar com o ambiente para evitar predadores ou surpreender suas presas. Esses são apenas alguns exemplos de como a natureza nos mostra que estar além da média nos traz benefícios que inclusive podem nos salvar da morte.
Reflexões sobre a Mediocridade Humana
Mas por que então, quando estamos falando dos seres humanos, parece que cada vez mais a gente está seguindo no caminho contrário? “Ah Bruno, como assim?” Mas tem muita gente que hoje se contenta em fazer o mínimo possível dentro do tempo que tem: o mínimo no trabalho, o mínimo com a família e gasta o mínimo no relacionamento.
E sabe o que me deixa triste? Algumas dessas pessoas falam isso com orgulho, com a desculpa de que não estão sendo exploradas, seja pela empresa, pelo seu líder, pelos seus parentes, até pelo seu parceiro.
O Declínio da Excelência Humana
Vamos fazer aqui uma análise mais profunda: se você faz o mínimo no seu trabalho porque não quer ser explorado, o que você espera receber em troca? Você realmente acha que vai crescer profissionalmente?
E pior, muitas vezes essa mesma pessoa que faz o mínimo reclama que não é reconhecida, que não é percebida, passa transitando entre internet, celular e trabalho e depois reclama que não é reconhecido pelo que faz.
O que mais me surpreende é que isso torna tão fácil se destacar, estar acima da média. Deixar de ser medíocre hoje em dia se tornou cada vez mais simples, mas mesmo assim, as pessoas preferem ser iguais aos outros. Você ouviu bem, elas PREFEREM se manter assim.
Recomendados pelo LinkedIn
“Ah Bruno, mas se eu sempre me destacar e meu líder ou minha empresa não me reconhecerem?”
Se isso acontecer, você ainda tem a opção de trocar de empresa, porque sempre vai ter uma empresa procurando pessoas com perfil destacado. O problema é o contrário: se você só entregar o mínimo e eles te perceberem, e pode ter certeza, é apenas uma questão de tempo e quando isso acontecer, pode ser o fim da sua oportunidade nessa empresa.
Mediocracia nas Relações Humanas
Mas isso não acontece apenas no emprego. Como eu falei, tem gente que leva esse lema para tudo na vida. Quando começa um relacionamento, entrega o mínimo de atenção, de cuidado, de comprometimento. Não se esforça para criar momentos especiais, para ouvir de verdade o que o outro tem a dizer, ou para resolver os conflitos de forma construtiva.
Em vez disso, opta pelo comodismo, pela rotina, pela falta de interesse genuíno. E então, quando o relacionamento começa a desmoronar, quando a outra pessoa se sente negligenciada e desvalorizada, surge a surpresa e a decepção. E surge o “por que isso aconteceu comigo”. Será que não sou mais amado como antes? Mas a verdade é que a mediocridade se instalou, minando aos poucos a base do relacionamento e transformando ele em algo frágil.
Impacto da Mediocridade nos Relacionamentos
Você constrói através das suas ações os seus resultados. Se você fizer o mínimo, você terá o mínimo; se você faz o que a média faz, você estará na média, será medíocre. Em alguns contextos, a mediocridade pode ser vista como uma escolha consciente de viver uma vida simples, sem grandes ambições ou pretensões, buscando estabilidade em vez de excelência ou notoriedade.
E tudo bem, desde que você não fique se perguntando o que teria acontecido se você tivesse feito aquele pouquinho mais ou se ache que tem que se destacar sem fazer nada diferente. Porque se esse for o seu cenário, se você se sente incomodado e acha que você tem mais a entregar, que tem um potencial desperdiçado, tome uma decisão, escolha sair da mediocridade que pode acabar com as oportunidades de ter uma vida mais plena e com mais sentido, diferente de simplesmente esperar os dias passarem.
Escolha se Destacar
No trabalho, entregue seu melhor. Busque constantemente se aprimorar. Seja proativo, assuma responsabilidades e demonstre comprometimento com os objetivos da empresa e o sucesso da equipe. Não ache que entregar o mínimo ou apenas o que te pedem é suficiente para que você cresça na carreira.
No relacionamento pessoal, dedique-se genuinamente ao seu parceiro(a). Esteja presente, ouça com atenção, compartilhe momentos especiais e resolva os conflitos de forma construtiva. Não busque culpados. Não finja que não viu a louça suja, a roupa a ser lavada, a camisa pendurada, os olhares de desejo. Tudo isso faz parte da linguagem de cada casal e entregar o mínimo vai levar o seu relacionamento ao fracasso. Cultive uma relação baseada no respeito, na confiança e no amor mútuo.
E lembre-se, a vida é uma jornada de constante aprendizado e crescimento. Escolha se destacar, seja na sua carreira, nos seus relacionamentos ou em qualquer área da sua vida. Busque a excelência, vença a mediocridade. É através das suas ações que você constrói o seu futuro.
E se você não é assim, mas conhece alguém que é, compartilhe esse artigo apenas com essa pessoa, que precisa de apoio para vencer essa inércia da mediocridade e ter a vida que merece. Ninguém realmente precisa passar os dias como as páginas de um livro esperando chegar no final.