Medo de ir atrás de seus sonhos? Por que teria?
Por que tudo que envolve as pessoas a fazerem algo diferente do que estão acostumados, ou seja, as mudanças, inicialmente, geram-se os medos? Por que muitos sonhos, talentos, amizades e oportunidades, são lamentavelmente desperdiçados e não são levados a diante, devido ao famoso medo? Quando as pessoas desistem dos seus maiores sonhos e desejos, elas costumam fazer uma análise de perspectiva futura em relação as suas desistências devido ao medo? Será que todos possuem a consciência do prejuízo psicológico que podem adquirir quando estiverem em seus últimos dias de hospedagem na terra? Justamente por não se “arriscarem” a realizar seus maiores sonhos pelo simples fato de ter medo? Medo do que? De quem?
Nossa, quantos questionamentos, não? Pois é! Infelizmente em nossa sociedade, não somos treinados a questionar o mundo, mas somos treinados a acatar o que nos determinam desde os nossos primeiros dias de vida, ou seja, o padrão estabelecido pela sociedade, pelas mídias e por nossa própria educação familiar. Neste momento, muitos podem questionar: “ Ele quer dizer que a culpa é dos meus Pais? ” Não, jamais! Tenho a mais absoluta certeza, que assim como meus Pais (Heróis), o ensinamento de seus Pais, para sua formação como um grande Ser Humano de caráter e respeito, foram transmitidas, e não é este o ponto que quero me aprofundar. O que me refiro, é o fato de paradigmas criados há anos atrás, estarem estabelecidos na sociedade até os dias de hoje, inclusive, um tema muito repetitivo, mas sempre válido iniciar novos debates para aflorar pensamentos.
Um exemplo clássico de paradigma? Com todo respeito, a todas as profissões. Observem só este exemplo: Imaginem que um filho deseje negar aos Pais, a tão sonhada Faculdade de Engenharia, por ter o desejo de ser Cabeleireiro. Qual seria a reação dos Pais? Não podemos generalizar, mas acredito que boa parte que lê este artigo neste momento, consegue imaginar a possível reação contraditória que a grande parte dos Pais teriam com o desejo deste filho, não porque querem reagir negativamente ao desejo exposto, mas porque foram treinados a pensar desta forma.
Em algumas pesquisas, identifiquei que o medo está relacionado ao pensamento fixo que as pessoas estabelecem, ao acreditar em possíveis consequências de resultados negativos, assim, elas não dão sequência em seus maiores sonhos, por imaginarem que os resultados de determinada escolha “fora da curva da sociedade”, serão desagradáveis.
Então pergunto: Por que as pessoas associam arriscar seus maiores sonhos ao medo de obter resultados negativos? Quem nos treinou a pensar apenas por este ângulo? Por que não nos treinaram a pensar, que os nossos sonhos podem ser uma oportunidade de Sucesso e que devemos lutar até o fim?
Historicamente, as pessoas de maiores sucessos, são pessoas que treinaram suas mentes a serem resistentes a qualquer obstáculo que possa ter a sua frente (Resilientes), não adquirindo pensamentos medrosos, mas sim, pensamentos de que sempre é possível, independentemente da profissão ou estilo de vida que decidiram seguir. Muitos destes corajosos de sucesso, que optaram por uma vida ou profissão fora do padrão estabelecido da sociedade, foram massacrados em sua trajetória inicial, e hoje com o sucesso, bem provável, que são bajulados pela mesma sociedade. Isto porque não desistiram, não se contaminaram com opiniões que os fizessem fracassar, configuraram sua mente para serem resistente a tudo e a todos, e a crença de que será possível alcançar determinado objetivo (O que chamam hoje de MINDSET), e entenderam que o medo não passa de uma ilusão. Se você pensar nas possíveis consequências, você não faz, e o pior, sabotará os seus maiores sonhos.
Existe um livro interessantíssimo da autora Bronnie Ware, enfermeira e escritora australiana, que passou muitos anos da sua vida, cuidando de pacientes terminais. O nome do livro é: “Antes de partir: uma vida transformada pelo convívio com pessoas diante da morte”. Neste livro, ela informa 5 principais desejos e arrependimentos de pessoas que estão à beira da morte, que são:
- Eu queria ter tido coragem de expressar meus sentimentos;
- Gostaria de não ter trabalhado tanto;
- Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, não a vida que os outros esperavam de mim;
- Eu queria ter mantido contato com os meus amigos;
- Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.
Chego à conclusão, que todas essas frases dos pacientes terminais, estão relacionadas ao medo, que consequentemente, estão atrelados as expectativas das consequências negativas.
Triste né? Mas verdadeiro! Porém, tenho uma boa notícia! Você é livre! Vai ficar com medo e pensar nas consequências negativas de suas escolhas? Ou vai configurar sua mente (MINDSET) e correr atrás de seus sonhos?
Desejo que seja muito feliz!
Muito obrigado por acompanhar mais este conteúdo, espero ter contribuído com algo em sua vida!
Compartilhe este post com aquela pessoa que você ama e esta precisando ler algo como este conteúdo, obrigado amigo Smart!
Não esqueça de deixar seu comentário
Forte Abraço!
Diogo Xavier
Master of Business Administration - MBA | Universidade Paulista
7 aExcelente texto. É exatamente isso que penso. Obrigado por me ajudar a ter ainda mais certeza de que estou no caminho certo.