Meetup do PCT Guamá destaca transformação de ideias em negócios de impacto na Amazônia
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai realizar mais um meetup na sexta-feira, 18, a partir de 16h, na sala de treinamento do prédio Espaço Empreendedor, em Belém. Na edição deste ano será destacada a transformação de ideias em negócios de impacto na Amazônia.
Os convidados para compartilhar suas experiências são Antônio Abelém, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenador do programa Coalizão pelo Impacto em Belém; Greyce Franzmann, gestora de conteúdo sobre empreendedorismo da Fundação Wadhwani; e Maria Trindade, coordenadora do programa Startup Pará, do Governo do Pará.
A programação vai reunir residentes e associados do PCT Guamá, estudantes e organizações externas ao complexo, que podem se inscrever para participar do evento gratuitamente. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo link.
Negócios de impacto
Negócios de impacto são empresas que buscam, além de gerar lucro, solucionar problemas sociais e ambientais. Combinam práticas empresariais tradicionais com uma missão de impacto positivo, focando em áreas como educação, saúde, meio ambiente e inclusão social. Esses negócios são sustentáveis financeiramente e medem o sucesso não apenas pelo retorno financeiro, mas também pelos benefícios sociais gerados.
Referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Localizado às margens do rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.
Recomendados pelo LinkedIn
O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.
Serviço
Meetup do PCT Guamá.
Tema: “Transformando Ideias em Negócios de Impacto na Amazônia”.
Dia: sexta-feira, 18 de outubro, a partir das 16h.
Local: Parque de ciência e tecnologia Guamá, localizado na avenida Perimetral s/n, na sala de treinamento do Espaço Empreendedor, 1° andar, sala 211.I
Inscrições: presenciais ou pelo link.
Acesse no site.
Engenheiro Eletricista | Engenheiro de Telecomunicações | Coordenador | Gerente de Engenharia Elétrica | Automação | Gestão de Projetos | Melhorias Contínuas | Operações
2 mAndrey Maciel