A melhor dica para sua próxima viagem
FUJA DAS ENRASCADAS
Há pouco tempo, conversei com um amigo que fez uma viagem internacional em um voo que contava com dua conexões. Ele me disse que foi tanto tempo esperando no aeroporto, sem nada para fazer, exausto e falou o quanto se sentiu esgotado depois do término da viagem. Ele disse “Quando estava no terceiro aeroporto, onde era minha segunda conexão, eu já não aguentava mais! Só queria parar e me perguntava que droga eu fiz, o meu corpo me fazia sentir que eu estava fazendo uma tonelada de viagens para chegar a um destino!"
Eu perguntei como ele reservou os voos e ele me disse que tinha usado um desses buscadores de viagens famosos, e que o itinerário que ele comprou foi a melhor combinação de duração, horários de voo e preço que ele poderia encontrar. Minha resposta: "Da próxima vez, ligue para mim, ligue para uma agente de viagens, você vai se sentir muito melhor quando tudo acabar."
Na viagem seguinte, ele fez exatamente isso, e eu, como agente de viagens, apresentei opções que ele confessou que não teria cogitado usando somente um site de reservas. Apresentei voos curtos e acessíveis, além de diversas opções com excelente custo x beneficio até seu destino final. Além disso, sugeri alguns hotéis com excelente localização e onde eu já estava acostumada a trabalhar, assim, pude garantir um bom quarto e fazer recomendações importantes de tratamento para meu amigo (ele é alérgico, nada de apartamento com tapete... e, coloquem aquele chocolate no quarto, pois ele adora! Etc). Apresentei um comparativo de seguro viagem (com a confiança de parceiros que eu conheço e sei que realmente irão funcionar), opções de traslados e elaborei um pequeno roteiro levando em conta o perfil do meu amigo (que adora uma jornada gastronômica). Ou seja, eu consegui substituir o teste de resistência da outra viagem pela leveza, segurança e tranquilidade desta nova experiência. Foi uma verdadeira CURADORIA, onde ele comprou sabendo que não estava levando gato por lebre.
Eu sempre indico que meus amigos próximos usem agentes de viagens em pelo menos 60 por cento de todas as viagens que envolvam aéreo, por isso, quando a CNN fala que os agentes de viagens estão voltando a todo vapor, eu preciso concordar.
5 MOTIVOS PARA QUE VOCÊ PENSE POR ONDE QUER DECOLAR
Bem, se você comparar a sua viagem feita em buscadores com a de seus amigos que utilizam EXCELENTES agentes, irá descobrir que a probabilidade de usar um agente de viagens aumenta em proporção direta com a abundância e complexidade das opções de viagem que você irá encontrar na Internet. Muitos viajantes estão descobrindo o seguinte:
- Oferecendo tantas opções, ao invés de facilitar a vida do viajante comum, os sites de viagens online deixaram o processo mais confuso para se descobrir qual a melhor opção.
- A surpresinha das restrições e taxas - muitas das quais não são óbvias para o comprador de viagem casual – piora ainda mais a compreensão da compra de qualquer itinerário. (Tente remarcar, pedir reembolso ou qualquer coisa que não esteja enlatada no processo de compra e tcharan... surpresinha desagradável)
- A ausência de indicação confiável e de alguém que conheça o outro lado, deixa sempre uma sensação de insegurança. Quando o "seu Zé" da padaria me indica um hotel que ele acha que eu curtiria ficar, Ok, eu agradeço. Mas quando um amigo que conhece exatamente o meu gosto e as minhas manias me indica um hotel que ele acha que eu gostaria de ficar, a minha decisão pesa mais para um lado, certo? O site de viagem não conhece o seu perfil de viajante, ele não fez uma entrevista detalhada ou teve uma boa conversa com você para saber o que realmente te incomoda ou o que não tem importância. As vezes, uma besteirinha para alguns pode ser o desespero de outros. Só estudando o seu perfil para saber te indicar o que será uma furada para você e o que realmente valerá a pena. E, se você ainda não teve essa boa conversa com o seu agente, está na hora de ter.
- Os grandes sites de viagens on-line ficaram cada vez mais “inteligentes” por uma causa própria, a de te vender mais, te empurrar mais viagens enlatadas! Eles arrumam e reembalam todos os dados de cada um de nós, de acordo com suas próprias suposições sobre compras de viagem, eles mostram-nos o que eles pensam que queremos ver, mas nem sempre o que realmente precisamos.
- E o meu motivo número um para que você use um agente de viagens: Eles cortam caminhos!! Se você realmente tiver uma boa conversa e expor tudo que verdadeiramente quer, pode ter certeza, tudo será muito mais simples, pois as opções que serão apresentadas para você serão todas relevantes e previamente filtradas.
Tem chegado ao ponto de muitos viajantes verdadeiramente temerem o momento em que têm de se sentar no computador para pesquisar viagens. Parece um bom momento para chamar um profissional, não?
Se isso descreve você, ou mesmo sua próxima viagem, no meu artigo seguinte, irei passar algumas dicas e orientações para te ajudar a como escolher, como se comunicar e como avaliar um agente de viagens. Inclusive com mais informações de como encontrar um agente, quando usar um profissional e quando fazer sua viagem sozinho, não deixe de acompanhar meu próximo artigo.
VAMOS JUNTOS?