A melhor escola é você quem faz
Vou ser sincero: em meus anos escolares, sempre tive fé no sistema educacional. Sim, sei que em um país como o Brasil ele possui diversos problemas, como grades curriculares defasadas e profissionais mal remunerados/reconhecidos, mas devido minha educação ter sido em ótimos colégios, essa realidade foi "maquiada", ou bem diminuída: não sofri esses problemas como alguém que estudou no sistema público, e só comecei a me interessar por isso na faculdade, já que "aprendizagem" é algo constante na aviação. Isso, aliado ao meu vício em apresentações do xTed, me levaram a escrever esse texto.
Há algum tempo atrás, encontrei a brilhante apresentação de Black Boles, que você pode ler aqui (não achei a apresentação em si), apresentando uma teoria bem diferente da que estava acostumado: o "Unschooling".
O unschooling baseia-se na ideia do pedagogo John Taylor Gatto, que após décadas na área afirma que a escola não é feita para aprender, mas sim nos deixar mais burros. A escola é, segundo ele, um local onde se aprende a obedecer ordens: horário de saída, de chegada, autoridades, hierarquias, notas, tudo isso faz parte da escola; além de nos tornar ótimos "decoradores" mas não pensadores, fazendo a frase "entra por um ouvido e sai pelo outro" ter sentido. Mas, escola então é pra que?
A escola precisa fomentar curiosidade, conhecimento e, obviamente, debates. Através do conflito de ideias (de forma embasada e com respeito, claro) todos os lados ganham. Portanto, o unschooling diz que esse tipo de aprendizado pode ocorrer fora da escola de forma mais eficaz, já que o combustível é a curiosidade, e não o tédio.
Sabe quando um professor deixa uma pergunta como lição de casa, como "por que o céu é azul?" O processo de pesquisa, compilação e compreensão da resposta é, obviamente, estudo. Então, se você criar suas próprias perguntas e pesquisar na internet, nos livros ou com outras pessoas, você estará efetivamente estudando, além de aprender melhor pois é algo do seu interesse. E ninguém aguenta por muito tempo estudar algo desinteressante.
Funciona?
É só ver a quantidade de "drop outs", as pessoas que largaram o colégio, e foram bem sucedidos. Não só pessoas como Albert Einstein, Walt Disney, Bill Gates ou vários outros, mas pessoas "normais" que preferiram gastar as 8 horas de colégio em outras coisas, como perseguir um sonho. Nem todos ficaram famosos e milionários, mas sucesso não é apenas dinheiro: felicidade, maturidade e vivência são coisas de extrema importância e muitas vezes subestimadas. Há inclusive casos de pais (brasileiros!) que tiveram sucesso ao retirar seus filhos do colégio e os ensinarem com essa mentalidade.
Viabilidade no Brasil
Por mais que o unschooling possua suas vantagens, estamos longe dessa realidade nas terras tupiniquins. No Brasil, por causa do sistema educacional e de como é organizado, não vale a pena largar o colégio. A ideia da escola é preparar o estudante para a vida e para a faculdade, e por maior que seja a eficácia do unschooling em prepará-lo para a vida, o segundo ponto requer como pré requisito um diploma escolar. Outros cursos, como pós graduações ou até cursos de menor nível também requerem essa formação tradicional. Portanto, por mais tentador que aparente, temos que andar um longo caminho até que o unschooling seja uma realidade brasileira.
Ok, então o que isso tem a ver com meu café com leite?
Aprendi muito com meus professores em sala, mas a partir do momento que comecei a procurar minhas próprias respostas (respostas às quais esses mesmos professores me deram anos depois), percebi que amadureci mais procurando sozinho do que com uma tutela direta e maçante. Então mesmo que não seja possível nos livrar do ensino tradicional, acredito que podemos tirar uma reflexão disso tudo:
O que você faz com o seu tempo?
O seu tempo gasto fora do colégio (em casa, na rua, trabalho) está sendo bem gasto? Você está aprendendo tudo que poderia? Não digo apenas sobre física quântica, mecânica de fluidos ou funcionamento de motores a reação, mas sobre qualquer coisa que te interesse. Um prato novo? Uma teoria nova? Uma habilidade nova? Aprender qualquer coisa por si só traz uma sensação de prazer, pois você clareia ideias antigas ao mesmo tempo que conhece ideias novas. E claro, qualquer coisa que você goste fará seu tempo ser muito melhor aproveitado. Mas, onde procurar?
A informação está mais planificada do que nunca. Temos tudo a um clique no computador, ou um WhatsApp. Então é muito mais fácil tirar suas dúvidas em fóruns como o Reddit, sites de notícias específicas como o Aviation Herald ou no bom e velho Google. Com esforço, é possível sanar ao menos 90% das dúvidas e questionamentos. Não tem mais desculpa para não aprender.
Desde o começo deste ano, tenho o objetivo de todos os dias dormir mais inteligente do que acordei. Portanto, qualquer coisa nova que aprendi naquele dia, mesmo que seja algo pequeno, já é uma grande vitória. E você, o que aprendeu hoje?
Se quiser saber mais sobre o unschooling, clique aqui.