A Melhor Prática das Melhores Práticas
Atualmente, existem vários guias de gerenciamento de projetos que preconizam suas melhores práticas.¹ Práticas essas que nasceram e foram desenvolvidas no princípio da segunda metade do século passado e, ainda hoje, ajudam a estabelecer uma sólida base para o profissional de projetos moderno.
O que poucos sabem é que existe vida antes das 'melhores práticas'... Afinal de contas, desde a abordagem de Gerenciamento por Objetivos criada por Peter Drucker,² considerado por muitos o pai da administração moderna, introduziu-se o conceito de se instituir prazos, objetivos integrados sinergicamente e sistemas de monitoramento na condução de atividades gerenciáveis. À baila de seu sucesso, George Doran³ gerou o acrônimo SMART, que basicamente reforça a ideia inicial de Drucker e ainda explora alguns outros pontos. Basicamente, Doran defendia que algo para ser gerenciável precisaria reunir as seguintes características:
S - Specific / Específico
M - Measurable / Mensurável
A - Achievable / Atingível
R - Realistic / Real
T - Time-related / Temporizável
Em paralelo, também acontecia desde o período pós 2ª guerra mundial, um movimento de gestão da qualidade que mais tarde veio a ser reconhecido como TQM - Total Quality Management (Gestão da Qualidade Total),4 onde funcionários de grandes empresas deixavam de ser meros espectadores e assumiam responsabilidades na conquista dos objetivos organizacionais.
O curioso de toda essa estória é verificar que esses acontecimentos tiveram influência direta no surgimento dos principais 'órgãos reguladores' do gerenciamento de projetos, tendo sua concentração ocorrido na década de 60. Apesar de algumas das principais publicações datarem dessa década, a maior concentração ocorreu mesmo nos anos 80. Contudo, o início do século XXI trouxe um novo ponto de vista para o mundo de projetos com o nascimento do Manifesto Ágil, em 2001.5 O que seria algo exclusivo para profissionais de Tecnologia da Informação, começou a ser adaptado para a realidade do mercado. Dessa forma, projetos de inovação, de pesquisa & desenvolvimento de novos produtos/materiais e até mesmo, projetos publicitários, também ensejaram a utilização de linhas ágeis em conjunto com métodos já existentes e, carinhosamente, ganharam a alcunha de projetos híbridos (alinhando práticas do século XX – tradicionais – com práticas do século XXI – ágeis).
Enfim, o desafio de um profissional de gerenciamento de projetos é o de estar sempre alinhado com o que de mais moderno acontece em relação às suas atividades. Portanto, serão sempre um excelente caminho a ser trilhado:
- Conhecer boas práticas, não importando se você utilizará por exemplo, um Diagrama de Gantt,6 que possui sua origem datada da última década do século XIX;
- Utilizar bons sistemas gerenciais de maneira eficaz, sempre no intuito de promover um bom processo de comunicação, que com certeza, facilitará (e muito) o gerenciamento de suas linhas de base (previsto X realizado) e o controle integrado de mudanças.
A mágica acontece exatamente no momento em que o Gerente de Projetos se alinha com os princípios estratégicos de sua organização e desenvolve a melhor tática para conduzir os seus trabalhos. Lembrando também, que a observância de um bom processo de governança corporativa também é fundamental para o sucesso do projeto. Mas aí, estaremos entrando no assunto de um próximo post... um grande abraço e até a próxima.
Guilherme Hoffmann [ profguilhermehoffmann@gmail.com ]
¹ IPMA, PMI, APM, AMA, AIPM... são apenas algumas das principais organizações mundiais que possuem publicações de suas melhores práticas em gerenciamento de projetos.
² The Practice of Management (1954)
³ There's a S.M.A.R.T. way to write management's goals and objectives (1981)
4 Que por sua vez, veio a ser a origem do conceito 6 Sigma.
5 Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software.
6 O ano de sua origem é controversa. Alguns autores citam que o primeiro modelo do Diagrama de Gantt é datado de 1890, época de ebulição da Revolução Industrial. Outros associam o seu aparecimento em 1903. Alguns só mencionam sua origem à partir de 1917.
Oracle JD Edwards Professional; IT Project Management; EMBA
9 aProfessor Guilherme, o passado bem observado mais uma vez repaginando o que entendemos como modernidade.
Talent Acquisition / Office Administrator / HR Assistant / HRBP / MBA / CPHR Member (designation in progress)
9 aParabéns. Ótimo artigo
Gestão de Projetos | Análise de Dados | Compras Estratégicas
9 aGuilherme, Muito bom o artigo.