Melhorando a eficiência de projetos de OAEs com fluxos de trabalho digitais
© Adobe Stock – photolia67

Melhorando a eficiência de projetos de OAEs com fluxos de trabalho digitais

Os projetos de OAEs demandam um trabalho intenso e rigoroso. Calculistas e projetistas precisam enfrentar as limitações dos métodos de trabalho convencionais. Essas práticas tradicionais, embora confiáveis, não têm a agilidade e a eficiência necessárias para atender as complexidades e as variações dos projetos atuais. Entretanto, com a parametrização, as ferramentas de cálculo estrutural e os processos digitais em BIM, estamos superando esses desafios, com fluxos de trabalho inovadores e mais eficientes.

Projeto paramétrico de OAEs

Com as pressões e exigências impostas às equipes de projeto, combinar um fluxo de trabalho com ferramentas paramétricas é a solução para as crescentes demandas e desafios das obras de hoje.


© ALLPLAN - O modelo paramétrico agiliza o desenvolvimento de diferentes variantes de pontes.

Esses fluxos de trabalho começam com um modelo paramétrico. Dessa maneira definimos certos parâmetros e regras que permitem mudanças rápidas. Esse processo interativo no projeto de OAEs permite avaliar as diferentes possibilidades de soluções, reduzindo o tempo necessário para criar alternativas e fazer alterações. Podemos estudar todas as hipóteses, comparando o impacto das mudanças nas variáveis de projeto em toda a estrutura de maneira eficiente. Essas alternativas podem ser analisadas rapidamente usando ferramentas de cálculo estrutural, de acordo com as normas, e facilmente compartilhadas com os membros da equipe usando processos BIM digitais.

Um bom exemplo prático de parametrização nos projetos de OAEs é o cálculo das armaduras em estruturas de concreto protendido. O modelo paramétrico permite otimizar, de forma mais eficiente, a seção transversal e as armaduras. Permite também o ajuste automatizado da geometria dos cabos, das suas cargas equivalentes e do equilíbrio das forças internas, o que afeta o nível da força de protensão.

Outro exemplo é a incorporação de ferramentas digitais para uma análise mais detalhada e precisa dessas interações complexas no cálculo da resistência. Utilizando modelos paramétricos, podemos simular vários cenários onde diferentes combinações de forças internas atuam na estrutura. Assim, podemos analisar como as alterações num aspecto do projeto podem impactar o comportamento estrutural global, especialmente em termos de resistência e segurança.

Ferramentas específicas de cálculo para OAEs

Além do modelo paramétrico, as soluções para análise estrutural e dimensionamento pelas normas são ferramentas fundamentais para o projeto de pontes. Tradicionalmente, as verificações de norma envolvem cálculos manuais e relatórios cuidadosos, estão sujeitas a erros e a retrabalhos demorados. Com as ferramentas específicas de cálculo para OAEs, você garante a qualidade e a segurança de um projeto otimizado, e ainda simplifica seus fluxos de trabalho.

© ALLPLAN – O Allplan Bridge é compatível com o Eurocode e a AASHTO

Calculistas podem fazer a análise estrutural dos seus modelos de OAEs em etapas, refinando-os e otimizando-os com a ajuda das soluções de dimensionamento, antes de gerar os desenhos de detalhamento. Essas soluções podem realizar automaticamente a análise linear das tensões, o cálculo da armadura passiva e avaliar a resistência das seções de concreto protendido, por exemplo. Com essa automação você racionaliza o seu tempo e o esforço de projeto, reduzindo a chance de erros, garantindo a conformidade com normas AASHTO LRFD e EN 1992-2.

Tudo isso é ainda potencializado pela integração de processos BIM. Como os dados do cálculo são armazenados no modelo BIM, eles são acessíveis a todas as partes integrantes do projeto, facilitando a colaboração e a tomada de decisões.

© ALLPLAN – Momento, cortante, torção, fissuração e todos os aspectos que calculistas precisam para analisar e otimizar a estrutura estão ao seu alcance no Allplan Bridge.

Conclusão

O uso de soluções digitais específicas para OAEs, desde o projeto geométrico inicial até a construção, torna o processo mais fácil, mais preciso e mais eficiente. À medida em que os projetos se tornam mais complexos e com prazos de entrega mais curtos, o futuro da engenharia de OAEs depende cada vez mais da interação entre as ferramentas computacionais mais avançadas e os conhecimentos de calculistas e projetistas.

O Allplan Bridge foi desenvolvido para proporcionar todos esses benefícios e desbloquear novos fluxos de trabalho. Para uma visão detalhada das vantagens que as ferramentas digitais de projeto para OAEs podem oferecer, e como elas estão integradas ao Allplan Bridge, entre em contato com os nossos especialistas.

© ALLPLAN – Com o Allplan Bridge você pode identificar automaticamente os formatos e as dimensões das seções transversais mais eficazes para resistir à cortante e à torção.


Escrito por: © ALLPLAN

Data de publicação: 10 de julho de 2024


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de BIM WORKS Brasil

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos