Mendeley Desktop será desativado!
Gerenciadores de referências
O crescente número de trabalhos simultâneos e a grande quantidade de referências utilizadas em cada trabalho faz com que seja praticamente impossível gerenciar o que está citado (chamada) com a sua respectiva entrada na lista de referências (no final do trabalho).
Para piorar, atualmente cada revista tem seu próprio formato de citação (ABNT, APA, Chicago, etc.) o que pode ser um problema no caso de sua submissão precisar se adaptar a esse novo formato.
Por isso, utilizamos o Mendeley* para importar nossas referências do browser para a nuvem via Web Importer, da nuvem para qualquer dispositivo, e do Mendeley Desktop para o Word. Além disso, o Mendeley formata automaticamente seu trabalho para a maioria das regras utilizadas pelas revistas, áreas de conhecimento, ou países.
Pelo menos era assim... até agora.
O Advento do Mendeley Cite
Com o advento do Mendeley Cite ficou ainda mais fácil usar o Mendeley para fazer suas citações, porque o novo plug-in se conecta com a sua biblioteca na nuvem e lista os artigos que podem ser citados diretamente no Word. Então, a partir de agora, não precisamos mais do Mendeley Desktop intermediando nossa relação Word-Nuvem. Por isso, o programa-cliente será descontinuado a partir de 1º de setembro de 2022.
Obviamente, sempre haverá um custo de transação envolvido na mudança, ou seja, você terá de se acostumar a utilizar a nova ferramenta. Com o tempo, você verá que ela é muito mais fácil de usar. Mas isso é um outro artigo. Deixe nos comentários, se você tiver interesse nisso.
Boa pesquisa!
*Você também pode achar mais simples e fácil o Zotero. Outra possibilidade é o EndNote 20, mas a sua licença pode custar até 1.500,00 reais! Realmente proibitivo para nós pobres pesquisadores...