Menos caos, mais criatividade para o social media: como entregas menores podem facilitar o processo criativo e aumentar a assertividade
Fala, pessoal! Espero que você esteja bem e produtivo.
Na edição de hoje peguei o gancho num dos bordões que mais pegaram no Instagram ultimamente criado pelo Rafael Gratta: mais foco, menos ansiedade. Inclusive, vi a participação dele num episódio do Flow Podcast e achei incrível.
Pra começar a edição, eu gostaria que você, profissional de social media, refletisse sobre o quanto pode ser caótico o seu trabalho por falta de simples processos. Nesse texto você vai ver como ajustar a entrega do post torna o processo criativo mais fácil e aumenta a sua assertividade.
Vamos lá! Boa leitura.
A organização do processo criativo também pode ser feita através da divisão do trabalho em entregas menores, o que torna o processo mais gerenciável e produtivo.
Ao invés de tentar criar um post completo do início ao fim de uma vez, dividir as tarefas em etapas específicas permite ao social media manter o foco em cada parte do trabalho, sem se sobrecarregar, e garantir que o conteúdo final seja assertivo e alinhado com as necessidades do cliente.
Para que não fique muito extenso, eu suprimi as etapas de briefing e busca de referências. Esses são temas que talvez necessitem de um artigo próprio.
Exemplo na prática:
1ª ENTREGA: fazer e enviar cronograma de conteúdo da quinzena - é assim que eu prefiro pessoalmente, mas você pode fazer semanal, mensal... como funcionar melhor pra você - com os temas para pré-aprovação e recebimento dos materiais necessários pra elaborar o post (fotos, informações, links de artigos, etc.);
2ª ENTREGA: redigir copy de cada post do cronograma, tanto da arte quanto da legenda e submeter à aprovação do cliente ou head de conteúdo;
3ª ENTREGA: elaborar o design dos posts utilizando a copy e os materiais/fotos enviados (se você tem um designer no seu time, melhor ainda) e enviar para nova aprovação. O processo continua com os ajustes se forem necessários.
4ª ENTREGA: alinhamento de dias e horários de publicação via WhatsApp ou outras ferramentas de comunicação conforme o seu trabalho. Pode ser Whatsapp, Telegram, Slack, o que for mais propício pra sua forma de trabalhar. Os dias e horários já devem estar descritos no cronograma, mas é possível que de acordo com os possíveis ajustes, realocações de conteúdos precisem ser feitas. É como uma segunda checagem
Recomendados pelo LinkedIn
5ª ENTREGA: repetir o ciclo semanalmente. Não é porque o cronograma é quinzenal que você deve fazê-lo apenas de 15 em 15 dias. Trabalho adiantado é sinônimo de qualidade de vida para o Social Media.
Por que isso é importante para a criatividade do social media?
Essa abordagem não só facilita a organização e o cumprimento de prazos, mas também libera espaço para a criatividade em cada etapa. O profissional pode se concentrar em criar uma copy impactante em um momento, fazer o design com atenção em outro, e por fim, garantir que a publicação ocorra sem imprevistos e com o máximo de assertividade possível.
Esse processo organizado e estruturado mantém a mente focada e preparada para inovações constantes.
Fazendo dessa maneira, o processo deixa de ser algo que está apenas na sua mente e passa a ser de conhecimento comum a todos os participantes do time e também do cliente.
Traz previsibilidade, reduz o estresse, aumenta a confiabilidade e possibilita otimizações pontuais de uma maneira mais clara.
O social media pode transformar um processo criativo potencialmente caótico em uma série de entregas organizadas, permitindo que cada cliente receba um conteúdo bem planejado, criativo e eficiente, sem sobrecarregar o profissional.
Me responde aqui, esse modo de visualizar o seu trabalho faz sentido pra você? Além disso, procure não ficar apenas na teoria. Vá para a ação!
Até a próxima terça! Aquele abraço.
André Vicente | @andrevicentemkt