MENOS IMPOSTOS + FACILIDADES = LUCRO$ MAIORE$.

MENOS IMPOSTOS + FACILIDADES = LUCRO$ MAIORE$.

A implementação de uma Holding proporciona uma diminuição real da carga tributária. E como isso acontece? A título de exemplo, nas locações, a diferença é impressionante: 27,5% (IRPF) para pessoa física e apenas 11,33% (Lucro Presumido) para uma holding familiar. No caso da venda de um imóvel como pessoa física, você pode pagar até 15% sobre o lucro obtido (Ganho de Capital), enquanto uma holding patrimonial paga apenas 6,73%. Não é incrível como essa diferença pode impactar suas finanças?

O QUE É ISSO?

Holding é a sociedade constituída para ser a controladora ou administradora das suas controladas ou para participar de outras sociedades como sócia ou acionista ou, como instrumento do planejamento estratégico, financeiro e jurídico de investimentos.

Com a redução da carga fiscal e a (re)estruturação empresarial, a utilização da holding como ferramenta do planejamento estratégico ganha muitos adeptos, vez que a redução da carga tributária e o retorno de capital sob a forma de lucros e dividendos é um enorme estímulo. Por existirem diversos incentivos fiscais e formas de administrar os bens, em se tratando de pessoa jurídica, a redução dos encargos fiscais é um dos pontos fortes do planejamento tributário que somente é possível através da holding.

No caso de planejamento societário ou (re)estruturação de um negócio com diversas sociedades, a holding poderá ser utilizada de forma estratégica para centralizar a administração ou tornar a sua estrutura mais eficiente diminuindo o custo operacional e agregando valor utilizando os benéficos fiscais que tem em mãos.

Muitas empresas familiares estão criando planos estratégicos para centralizar a administração dos negócios e desenhar o planejamento sucessório para preservação do patrimônio da família.

No que tange ao planejamento sucessório a agilidade na hora da sucessão e a facilidade em administrar os bens são pontos fortes que devem ser observados. Não há necessidade de bater as Portas do Poder Judiciário para enfrentar o trâmite de uma ação de inventário ou discussão, caso exista, entre os herdeiros. Além da obrigação em arcar com os custos cartorários e fiscais - ITCMD por exemplo.

Atualmente a criação de holding patrimonial é a melhor forma de facilitar a administração dos bens e simplificar a sucessão hereditária, evitando assim conflitos entre os herdeiros. No âmbito empresarial holding quer dizer planejamento estratégico para administração de bens, tanto pelos benefícios fiscais quanto pelo planejamento societário.

Muitas empresas familiares estão criando planos estratégicos para centralizar a administração dos negócios e desenhar o planejamento sucessório para preservação do patrimônio da família.

HOLDING PATRIMONIAL e PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA

Outro ponto importante é a forma pela qual os bens ficam protegidos, ou seja, na adoção da figura da holding os bens não ficam expostos a quaisquer demandas judiciais na esfera pessoal dos sócios/herdeiros.

No confronto entre a administração de bens por uma holding ou pessoa física a vitória da holding é indiscutível. Os benefícios de redução da carga tributária e a forma mais simples e objetiva que o patrimônio é administrado são pontos favoráveis a sua implantação, além da proteção patrimonial familiar diante de demandas judiciais e discussões sucessórias.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Valu

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos