MENTALIDADE DE CRESCIMENTO – DR. ANDREW HUBERMAN (Pt.1)

MENTALIDADE DE CRESCIMENTO – DR. ANDREW HUBERMAN (Pt.1)

Parte 1/6


1.              O QUE É O SISTEMA NERVOSO?


A Neurociência é o estudo do Sistema Nervoso, que é constituído por 5 pilares:


  • Sensação dos evento físicos no meio ambiente. Sensores nos olhos, nariz, mãos, ouvidos e pele, captam: ondas sonoras, fótons de luz e substâncias químicas e converter em
  • Percepção. A responsabilidade do sistema nervoso é pegar essas sensações e filtrar quais deles quer perceber e prestar atenção. Por exemplo, neste momento, se eu te perguntar qual a sensação da meia ou do chão no seu pé, você não estava pensando sobre isso, mas os receptores de pressão estavam sendo ativados o tempo todo. Sua Percepção então é uma janela ou um holofote, que está muito ligado a Atenção.
  • Emoções, ou Sentimentos. São projetados para nos conduzir a alguns caminhos da Percepção.
  • Pensamentos. Estão intimamente ligados ao que estamos percebendo, como estamos organizando essas percepções e o que elas significam. Normalmente são colocadas dentro do contexto de coisas que já sabemos, ou memórias.
  • Comportamentos ou Ações. Os neurônios são responsáveis por gerar as ações e existem dois tipos: as de reflexo, como a respiração, batimento cardíaco, ou você pode tomar Consciência da sua respiração e torná-la voluntária.


Todos esses 5 fatores contém todas as nossas experiências de vida, do mais mundano como, acordar e escovar os dentes de manhã, às mais inspiradoras e de cume mais sofisticado que pudermos imaginar.


O Sistema Nervoso, formado pelo cérebro, medula espinhal, nervos e terminações nervosas, é responsável por tudo isso, constantemente, e pelo resto da sua vida neste corpo biológico. Ele também é responsável por dizer ao seu Sistema Imunológico quando ativar, quando pensávamos que estava ligado a qualquer coisa.


Nosso Sistema Nervoso cria uma espécie de ‘Realidade Virtual’, muito boa e fiel a realidade, pois nos permite caminhar no mundo físico sem esbarrar ou tropeçar nas coisas, como também capta essas moléculas que estão no ar e interpretam como cheiros, e tudo isso acontecendo dentro desse crânio escuro e fechado. O cérebro de fato nunca interage diretamente com a luz, com os sons, com os toques, ele na verdade interpreta tudo isso e projeta e simula essa ‘Realidade Virtual’.


Tudo sobre experiência de vida é uma abstração e o cérebro possui uma linguagem que está criando uma representação abstrata de tudo o que está lá fora no mundo. O que é incrível disso tudo, quando paramos para refletir, é que de alguma forma todas essas abstrações individuais conseguem se convergir para um certo tipo de sentido comum, como linguagem ou interpretação de alguma evento natural.


Algumas regras conseguimos perceber de cara, por serem muito óbvias, como a gravidade que apenas atrai e não repele os objetos, mas outras, quando analisamos, por exemplo, a Mentalidade de Crescimento, envolvendo recompensas, punições, se apegar a um problema, definição de criatividade e outros, o buraco começa a ficar mais embaixo.


Dentre os sensores que você possui no seu corpo, apenas um deles se encontra fora do crânio e do Sistema Nervosos Central, que é a retina neural. Ela não está conectada ao cérebro, ela é o cérebro. As células na Retina Neural foram deliberadamente colocadas lá durante o seu desenvolvimento, empurradas para fora do crânio com o propósito de captar eventos de luz no ambiente, não só formas e o que está se movendo lá fora, mas principalmente, de avisar ao cérebro quando ficar ativo ou quando dormir, baseado em quanto luz está no ambiente e sua qualidade.


A luminosidade do nascer do sol e início da ausência de luz no pôr do sol são fundamentais para orientar e gerar os estímulos corretos para o seu cérebro gerenciar o sistema digestivo, fígado, baço e o resto do seu corpo. Mas não é apenas ‘luz azul’ responsável por isso, e sim o contraste da luz amarela com a azul na parte da manhã e da tarde. Amarelo está nascendo o Sol, e azul o Sol está se pondo. Você não consegue perceber isso, mas até mesmo pessoas cegas distinguir esse contraste. O aumento da intensidade da ‘luz amarela’ conduz a um pulso de cortisol matinalmente, que lhe fornece Energia e agita seu cérebro a buscar movimento. Quando o Sol se põe um pulso de Melatonina é liberada no Corpo que irá lhe conduzir a dormir.


Sendo assim, tudo no seu Corpo que precisa da informação de quando ficar alerta ou descansar se baseia incidência de luz solar no ambiente que você se encontra.


Todo circuito no nosso cérebro possui um mecanismo de ‘puxa e empurra’, então temos um Sistema de Recompensa baseado na quantidade de luz que estamos percebendo em um dado momento durante o dia. Receber luz no meio da noite envia um sinal de punição para o cérebro, em que a Dopamina, que é essa molécula de bem-estar, essencial para coisas como mentalidade de crescimento, busca de objetivos e bem-estar de todos os tipos, é reprimida quando seres humanos ou animais veem luz brilhante no meio desse Ciclo Circadiano, que gira em torno de 11:00 pm a 04:00 am.


A Natureza funciona assim, te recompensa quando você está se movendo em direção a adaptação e bem-estar, e ativa o Circuito Pro Depressivo te punindo quando você não está seguindo suas ‘regras’. Exemplo: das 11 da noite as 4 da manhã, se houver luz brilhante no ambiente, o seu sistema nervoso reprime a dopamina e a Habénula ligada ao pâncreas e começa a desregular o açúcar no sangue.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos