A mentira é necessária?

A mentira é necessária?

A primeira vista a resposta seria não, mas até que ponto devemos analisar a pergunta como sendo algo tipo "preto no branco"? Sim ou não, certo e errado. Entendo a necessidade da verdade como sendo premissa básica para a construção da confiança, entendo que mentir; no sentido amplo da palavra; é algo que transporta o mentiroso da posição de mero algoz ao patamar de roteirista, criador de histórias projetadas para encantar e agradar um público cativo, mas até que ponto a verdade precisa doer? Até que ponto vale a pena ofender alguém com uma verdade desnecessária? Muitas vezes minando a autoestima e até a vontade de seguir em frente de alguém que só precisa de um estímulo, seja para continuar acreditando em seu potencial, seja para desistir dos seus objetivos. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não podemos justificar verdade com sinceridade, mesmo que uma coisa tenha total relação com a outra, a linha entre a falta de educação e ausência de bom senso, com o já conhecido sincericídio é o que define se você será um empático ou simplesmente (e apenas) um babaca, acima de tudo precisamos ter respeito, saber a hora certa de dizer a verdade, se colocando na posição do outro e tendo em mente que palavras tem poder.

O importante aqui é entender que a verdade é sempre o melhor caminho, principalmente a verdade que reflete o nosso caráter, a nossa índole e o modo como enfrentamos as dificuldades de uma sociedade patologicamente mentirosa, mas se for pra ferir, que sejamos mais atenciosos com o próximo, pois no fim, a mentira diz mais a respeito de quem mente, do que sobre o outro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos