VERDADE ALL-LINE
"Não é porque os outros mentem, que você não precisa se comunicar melhor"
Mentir é muito diferente de informar.
A mentira não é um problema da rede social, a mentira é um problema do ser humano. Muitas pessoas têm usado a sua “aversão” à mentira para justificar a sua omissão online. Ouço, com frequência:
“O que as pessoas postam ali não é verdade”
“Quem é bom profissional de verdade não precisa ficar postando...”
Na verdade, acredito fortemente que a pessoa que mente já o fazia antes de haver rede social. A rede social apenas potencializa e acelera tudo – contatos, exposição, mentira e, também, a verdade.
Então não faz sentido nutrirmos uma aversão à rede social porque “tudo que tem ali é mentira”, porque isso não é uma realidade.
Não é porque os outros mentem, que você não precisa se comunicar melhor.
Comunicar-se bem não anda em sintonia com a mentira, anda em sintonia com o aprimoramento da sua comunicação.
É claro que se você postar uma foto melhor, com uma roupa / cor que lhe cai bem, com uma produção mínima, num cenário bacana, você vai passar uma “melhor impressão”. O que não quer dizer que aquilo seja mentira. Ou seja, eu não preciso postar imagens e/ou informações de momentos não estratégicos visualmente / conceitualmente da minha vida para ser verdadeiro – nada disso.
A mentira começa, muitas vezes, na necessidade que alguns têm de “parecer mais do que, de fato, são”. Mas de verdade, o que mais vejo (e talvez seja privilegiada) é o oposto: uma série de pessoas incríveis que não se comunicam.
Quando eu me comunico bem eu CONTAGIO o meu ambiente, a minha comunidade, o país, e o mundo, com BOAS IDEIAS. Eu marco uma PRESENÇA POSITIVA – e isso também é uma responsabilidade social.
A inspiração emancipa as pessoas (muitas vezes muito mais que dinheiro, apenas): emocionalmente, intelectualmente, espiritualmente.
Bons profissionais sabem que a mentira é uma péssima estratégia. Primeiro porque ela tem perna curtíssima. Segundo, porque sempre haverá alguém que te conhece off-line, com acesso à internet, prontíssimo para te desmentir. Terceiro porque, quando você for chamado à ação, pelos que creram nas suas postagens, e você não entregar o que “vendia” na rede social, estará se auto sabotando, ou seja, perderá aquela e todas as futuras possibilidades que o novo relacionamento poderia lhe proporcionar.
Nesse sentido, é sempre melhor falar a verdade: na vida, e na rede social (que hoje é parte importante da vida). É melhor você deixar muito claro qual é o seu momento, qual o seu posicionamento, qual o seu potencial nessa etapa da sua vida, e ir crescendo cada vez mais, do que projetar algo que só vai iludir as pessoas e que você, de fato, não vai poder entregar.
Assim se constrói credibilidade.
O que é credibilidade?
Credibilidade significa:
“Você pode crer no que eu falo (publico) porque o que eu falo / publico, isso, de fato, sou”.
O que você fala (ou parece) na rede social – você é, de fato?
Paralelo a isso, volto a defender uma comunicação estratégica e minimamente qualificada para pessoas e iniciativas empreendedoras.
Fazer o seu melhor não é mentir – é fazer o seu melhor. Ponto.
Não é porque os outros “mentem” na redes sociais (e na vida) que você vai perder essa incrível oportunidade de se comunicar melhor, mais amplamente, com mais velocidade, para alcançar quem realmente precisa de ti.
Não minta, apenas comunique-se o melhor que você puder: e observe os resultados!