Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

O que você vem fazendo diante desta pandemia? Se passaram mais de cem dias. Quando este cenário se redesenhar, você estará pronto para ele?

Estamos em um momento de transformações profundas. Nestas situações é muito normal o aumento de desemprego. Parte dos postos de trabalho são fechados por insuficiência de demanda. Mas, parte dos empregos se encerra definitivamente em função de mudanças no mercado, mudanças na forma de produzir e mudanças na forma de consumir. Na economia categorizamos os tipos de desemprego como involuntário (casos em que o trabalhador quer trabalhar, aceita outras condições de trabalho e salário e não encontra ocupação), desemprego voluntário (casos em que o trabalhador não aceita as condições de emprego que o mercado consegue criar), desemprego friccional (casos de transição entre uma posição de trabalho em setores que não vão mais empregar para setores que estão contratando, normalmente associados a novas tecnologias e novos mercados), desemprego natural (nas economias capitalistas sempre haverá alguma taxa de desemprego pelos motivos apontados anteriormente), desemprego estrutural (a estrutura produtiva e tecnológica não gera empregos suficientes para absorver a força de trabalho), etc. Há muitos tipos de desemprego. Todos são categorias imaginadas. Dificilmente um trabalhador ou trabalhadora conseguiria se enxergar em uma destas situações individualmente.

Então como é feita a pesquisa? Perguntamos se a pessoa tem ocupação. Se a resposta é sim, consideramos ela empregada. Se a resposta é não, perguntamos se ela procurou ou está procurando ocupação. Quando ela responde que não está procurando, não consideramos ela desempregada. Consideramos ela fora da força de trabalho. Assim, quando falamos que a taxa de desocupação é de 13,1% entre 5 e 11 de julho (https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/), em realidade temos um número significativamente maior de pessoas sem atividade remunerada. Esse número mostra quem não tem ocupação e está procurando uma atividade.

O cenário atual envolve muita incerteza. Mas, e seu eu disser para vocês que o futuro é construído por nós? Existe em economia uma ferramenta de análise que chamamos de estrutura- conduta-desempenho. Mostra que o desempenho está condicionado às condições estruturais mas, também, às opções de conduta que temos. O atual cenário de pandemia pode nos ter vitimizado em um primeiro momento. Perda ou diminuição de renda, suspensão de contrato de trabalho, novas rotinas e você vai fazer o que? Esperar aparecer a oportunidade de trabalho sonhada? Não. Vá busca-la. Agora é hora de se preparar para as novas vagas de trabalho que vão aparecer em função das necessárias adaptações no processo produtivo. Quando a economia voltar a crescer, voltaremos a criar vagas de trabalho. Mas, muitas irão demandar perfis diferentes. É importante aproveitar esse momento para buscar estar preparado para um novo emprego ou uma mudança de carreira.

Agora é momento de você trabalhar suas habilidades e competências, estudar conteúdos com profundidade, ampliar seu network, estabelecer contatos e criar novas rotinas que te preparem para, no futuro, empreender, se empregar, buscar uma promoção, fazer uma mudança na sua carreira, transformar nosso entorno, construir o futuro.

Vivian Blaso

Professora FAAP, Coidealizadora Cidades Afetivas, Sócia Conversa Sustentável Pesquisadora Colaboradora no IEA USP Cidades Globais, Conselheira CADES Leopoldina Orlando Villas Bôas, Artista.

4 a

Ótimas reflexões!

Excelente explicação e concordo plenamente que somos nós que fazemos o nosso futuro. Parabéns pelo texto!

Adriano Andreghetto

Consultor em Marketing | Professor assistente convidado na ESTG/IPP 🇵🇹 | PhD Student - HMU 🇬🇷 | Especialista em Marketing de Alimentos | Formador Certificado em Marketing Digital

4 a

Cristina Helena Pinto de Mello ótimo texto! Não sabia muito bem sobre as diferenças entre as taxas de desemprego, e foram mesmo muito claras suas explicações. Para além disso, a mensagem final não poderia ter sido melhor! :)

Fabio Mariano Borges 🌈🌈

TopVoice | Trends | Diversidade | Comportamento | Palestrante | Consultor | Prof ESPM, USP, Nottingham

4 a

muito bom!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos