Mercado Hoje | 26/01
O ibovespa encerrou a sessão de ontem em alta, descolado dos índices do exterior, com alta das commodities impulsionando as empresas do índice e contribuindo para o fechamento com a maior pontuação em três meses. O índice fechou o dia aos 110.204 pontos, com alta de 2,10%.
Um cenário de valorização das commodities vem beneficiando empresas como a Petrobrás (PETR4) e Vale (VALE3), que detém algumas das maiores participações no índice, sendo a primeira diretamente influenciada pelas tensões entre Rússia e Ucrânia, que podem provocar um declínio na oferta, e causar o aumento do preço do petróleo, que já vem em sequencia de altas desde o começo do ano. Em relação a Vale, o minério de ferro vem ganhando força no mercado chinês, com os recentes estímulos monetários anunciados pelo governo de Xi Jinping, principalmente no corte de juros. O índice ganha força em meio a um sentimento de cautela nos mercados, aguardando a reunião e discurso do FED marcados para hoje.
As bolsas americanas fecharam em queda, com o índice Dow Jones caindo 0,19%, o S&P 500 1,22% e a NASDAQ 2,28%. Na europa, os índices fecharam em alta de quase 1%, se descolando de Nova York.
Hoje teremos divulgação do IPCA-15 na base de 12 meses e do mês de janeiro, que deve influenciar a bolsa caso venham mais fortes do que o esperado. A maior expectativa fica em torno da reunião do FED, que deve dar mais detalhes sobre os próximos aumentos de juros, e a tensão entre Rússia e Ucrânia, com os Estados Unidos anunciando mais sanções caso uma invasão aconteça.