Mercado Imobiliário? O tema pode lhe interessar muito!!!

O mercado imobiliário é um dos setores da economia mais atraentes para quem deseja investir em uma carreira de sucesso. Aliás, os próximos anos indicam níveis favoráveis para esse setor! Entretanto, uma dúvida permanece: como o corretor de imóveis pode aproveitar esse momento?

Sabemos que a procura pela solução já começa com outro dilema: o profissional pretende ser um corretor de imóveis autônomo ou um corretor vinculado a uma imobiliária? Você também está vivendo esse impasse?

Então fique tranquilo, pois resolvemos listar neste post as principais características de ambas as modalidades, com prós e contras para você tomar uma decisão de acordo com seus objetivos de vida e carreira.

Preparado para avaliar qual categoria melhor se encaixa em seus planos e alavancar sua carreira? Fique de olho e confira nossas dicas!

Fazer seu próprio horário

Esse costuma ser um dos principais motivos que levam um profissional a apostar na corretagem de imóveis. Mas atenção: por mais que a ideia de ter liberdade para trabalhar quando quiser seja tentadora, é justamente a falta de rotina que acaba exigindo algumas habilidades específicas do corretor.

Uma pessoa que não é suficientemente disciplinada, por exemplo, certamente terá dificuldades para lidar com a administração do próprio tempo. Assim, quem trabalha como freelancer precisa, antes de mais nada, saber separar a diversão da obrigação, determinando um horário específico para cada uma delas.

Se você tem facilidade para se organizar e consegue seguir à risca um planejamento, a corretagem autônoma pode ser a melhor opção. Nessa modalidade, você será contratado como prestador de serviços, tendo você mesmo que encontrar clientes em potencial e concretizar a negociação.

O lado desfavorável é não ter a quem recorrer em caso de dúvidas sobre prospecção de clientes ou melhores técnicas de vendas, por exemplo. Mas calma, porque isso não significa que você estará entregue à própria sorte.

Muitas construtoras oferecem ótimos treinamentos, bem como suporte em questões burocráticas. Isso sem contar que você pode construir sua própria rede de referências e até mesmo estabelecer parcerias para ter pontos de apoio caso necessário.

De toda forma, a verdade é que, estando vinculado a uma imobiliária, você pode se concentrar unicamente em encontrar soluções para os clientes e, se der tudo certo, fechar negócios.

Empreender nesse mercado

Em ambas as modalidades, você com certeza aprenderá muito sobre o mercado imobiliário. Mas um corretor de imóveis que conta com o respaldo de uma imobiliária costuma estar sempre um passo à frente. Assim, se você tem a intenção de empreender no mercado, é importante levar essa vantagem em consideração por dois motivos.

O primeiro é que, ao acompanhar a rotina de uma imobiliária, você já começa conhecendo as regiões mais exploradas, bem como os tipos de imóveis mais requisitados. Dessa maneira, consegue avaliar o que dá certo no setor e quais são suas fragilidades — conhecimento fundamental na hora de construir uma empresa com vantagens competitivas.

O segundo motivo diz respeito à cartela de clientes, que já está devidamente estabelecida na imobiliária. Assim, enquanto um profissional autônomo precisa começar do zero e ir garimpando clientes em diversos lugares, o corretor com vínculo empregatício pode partir direto para as vendas.

Não se engane: o trabalho autônomo também proporcionará uma bagagem sólida, mas você provavelmente errará muitas vezes até encontrar o modelo perfeito para seu negócio. Já na outra modalidade, é possível reduzir consideravelmente as chances de cometer erros primários, pulando, assim, uma etapa de muitos tropeços.

É obvio que poderíamos discorrer, sobre tema tão importante, muito mais, acerca do mercado imobiliário. Entretanto, por ora, ficaremos por aqui.


Dr Félix/ Advogado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos