Metas e uma partida de futebol
Ah, finalmente chegou a terça-feira novamente, dia de bater uma bola com os amigos. São quase 21 horas e o jogo está pra começar.
Você está no vestiário. Tira a roupa do trabalho, calça o meião, coloca a chuteira, bermuda e camiseta. Seus amigos estão fazendo a mesma coisa, de forma que o papo engata sobre como foram as coisas no fim de semana. Esse é um momento que você curte – os preparativos, a conversa com os colegas de futebol.
Então, vocês entram em campo, começam a fazer um aquecimento rápido, trocar uns passes, dar uns piques. O pessoal está com pressa e “fome de bola”, então rapidamente vocês dividem todo mundo em dois times, e tudo está pronto para começar.
Exceto que...
Estranho. Você não tinha reparado, mas as traves que delimitam o gol não estão lá!
Ah, mas “já estamos aqui”, você pensa. Vamos bater uma bola assim mesmo, sem as traves, sem o gol.
Tente imaginar a situação...um “monte de gente correndo atrás de uma bola”...sem um objetivo claro do que fazer com ela!
Esquisito, não?
Mas nas nossas vidas pessoais e profissionais acontece muito!
Trabalhamos, corremos, resolvemos problemas...sem ter metas claramente estabelecidas! Mas, se não sei o que especificamente quero atingir, como escolho em que focar o meu dia-a-dia? Deveria ser tão estranho quanto jogar futebol sem o gol!
Trabalhar todo dia sem metas deveria ser tão estranho quanto jogar futebol sem traves!
Essa é uma razão-chave da importância de metas - elas trazem foco:
- Se bem definidas, as metas tangibilizam as prioridades das pessoas, que podem então desenhar o que precisa ser feito para atingi-las.
- As metas oficializam a expectativa de desempenho, ajudando a criar um relacionamento de trabalho “sem surpresas” – cada pessoa sabe desde o começo o que se espera dela, em termos inequívocos. As pessoas, então, conhecendo as expectativas, podem focar o trabalho em entregá-las, versus tentar “descobrir o que está na cabeça do chefe”. As metas, nesse sentido, representam uma ferramenta de gestão e desenvolvimento de pessoas fundamental de um líder.
E você, já parou para pensar nisso? Já trabalhou (ou está trabalhando!) sem metas definidas? Como foi (ou está sendo) essa experiência?
Desenvolvimento de Pessoas/ Treinamentos e Palestras/ Processos de Assessment e Coaching
5 aSuper bacana a analogia...fico pensando quanta energia é desperdiçada quando não há esta clareza...
Diretor Comercial - Administrativo - Financeiro - Mentor de Líderes
5 aMuito bom, Ricardo! E a coisa fica ainda melhor quando passamos a gostar tanto de buscar nossas metas, no dia a dia, quanto gostamos de fazer um gol, no futebol semanal...
Head de Finanças na Serafin
5 aExcelente analogia! Onde estão as traves??
Gerente de Sustentabilidade
5 aTudo fica "simples" quando as metas estão claras. Otimização de tempo e foco em entregas. Mas, infelizmente você tem razão. No dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional parecemos bombeiros querendo apagar incêndios por origem desconhecidas.
Boa, Ricardo.