Metaverso e Audiovisual: Uma Nova Realidade

Metaverso e Audiovisual: Uma Nova Realidade

Tudo passa. Tudo muda. Tudo evolui.


Essa deveria ser a frase que define a vida moderna. Todos os dias quando abrimos os olhos, uma nova tecnologia foi criada. Conceitos estão constantemente sendo questionados, modificados, algumas vezes para melhor e outras nem tanto. Mas o fato é que nada tem ficado da mesma forma por muito tempo, e nossa única constante é a mudança.


É como se o conhecimento tivesse se multiplicado com o advento da internet e todas as barreiras de realidade que outrora existiram, estão sendo redesenhadas ou eliminadas de uma vez por todas.


Se você faz parte da geração dos Millennials, você já virou especialista em assistir de camarote mudanças em cima de mudanças. As gerações que vieram depois, não sabem o que é gravar música em fita cassete, usar disquete, nem “queimar” cd e dvd.


A geração wifi não sabe o som da internet conectando e dos jogos de computador com gráficos elementares. Tela preta com letras verdes foram substituídas por monitores 8K de alta resolução, com imagem cristalina e jogos que enganam os olhos de tão perfeitos.


O que dizer então das evoluções experimentadas pelo mercado audiovisual? Nas últimas décadas, o mercado cinematográfico e audiovisual saiu de cinema preto e branco/mudo, para produções quase que completamente realizadas em pós-produção com auxílio de salas verdes.


E quando toda a humanidade parou devido a uma pandemia em 2019, acreditamos que o casamento entre a internet e o audiovisual tinha se firmado com o movimento #ficaemcasa e o consumo antes nunca visto de streaming.


Com a chegada do streaming, acreditamos que todas as barreiras haviam sido extinguidas de uma vez por todas. Mas algo ainda mais extraordinário estava por vir: O Metaverso.


Bem-vindo a uma nova realidade, a virtual. Onde seu avatar vive uma outra vida nesse universo paralelo, que segundo a promessa dos criadores desse universo, vai se misturar a fábrica da nossa realidade atual e mudar tudo de novo, mais uma vez.


Será que essa mudança será positiva? Só o tempo poderá dizer, mas que o audiovisual já faz parte dessa nova realidade, isso é inegável.

Não só pelo óbvio, mas também por ela ser constituída por som e imagem que fazem parte da nossa realidade habitual e em conjunto, transmitem para nós as sensações e a mensagem desse novo meio.


Mas também é possível que o audiovisual passe a integrar o Metaverso com exibições de filmes, programas, lives e outros tipos de conteúdo. Já tem igreja realizando cultos de forma virtual, e imobiliárias vendendo casas por lá.





O interessante para nós da Prospecto, quando falamos de Metaverso e essa nova realidade é a junção automática de três tipos de seguros. Será que você consegue enxergar de quais produtos estamos falando?


O seguro de produções audiovisuais é o primeiro que vem à mente, e por motivos óbvios. Mas na sequência vem a necessidade de proteção contra Erros & Omissões em uma escala nunca antes imaginada, uma vez que um universo virtual tende a aniquilar barreiras físicas e fronteiras, nos fazendo questionar como um juiz se comportará ao julgar danos de imagem e uso indevido de direitos autorais em uma arena totalmente nova.


E por último, mas não menos importante, temos a questão da segurança cibernética, que seriam protegidos no produto de RC Cyber. Afinal de contas, hackers continuam invadindo sistemas, roubando, destruindo, removendo e corrompendo dados de usuários.


Como você acredita que o Metaverso ou a Vida em Realidade Virtual vai impactar o mercado audiovisual?

Comenta aí e compartilhe!


Mas uma coisa é certa nesse mar de mudanças, não importa a realidade, proteção é com a Prospecto!



Prospecto Seguros


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos