METODOLOGIA 5S
5 SENSOS: UTILIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, LIMPEZA, PADRONIZAÇÃO E DISCIPLINA
O que é a metodologia dos 5 sensos?
O 5S é uma metodologia japonesa dos 5 sensos para de gestão de qualidade empresarial. Tendo seu nome baseado em 5 princípios com a letra S: utilização (seiri), organização (Seiton), limpeza (Seiso), padronização (Seiketsu) e disciplina (Shitsuke). O método vem sido cada vez mais aplicado nas empresas de forma eficaz, pois busca criar e manter um ambiente limpo, integrado, organizado e saudável através da aplicação de algumas ideias fáceis e, ao mesmo tempo, muito úteis.
Como aplicar os 5 sensos?
5 sensos: Utilização (Seiri)
O senso de utilização consiste em ter apenas o necessário, descartando ou realocando aquilo que não for útil ao ambiente em questão. Isso se aplica a ferramentas, materiais, equipamentos, pertences, entre outros.
O objetivo desse senso é ter um ganho de espaço, tendo também um melhor controle sobre ele. Além disso, torná-lo mais organizado e com uma manutenção mais prática.
Contudo, para saber o que é necessário ou não, deve ser feito um estudo. Uma boa maneira de fazer isso é através de um Mapeamento de Processos.
5 sensos: Organização (Seiton)
O senso de organização se dá pela praticidade em poder acessar todas as coisas que possam ser utilizadas de maneira mais ágil. Para isso, pode ser elaborados padrões de organização e ferramentas facilmente encontradas, como quadros, lousas, painéis, etiquetas, gavetas, etc, onde cada objeto já deve ter seu local de armazenamento designado.
Ou seja, o objetivo desse senso é ter os objetivos mais acessíveis, mantendo um local mais fácil de administrar e economizando tempo.
5 sensos: Limpeza (Seiso)
O senso de limpeza está diretamente ligado aos dois anteriores. Isto é, onde ter um ambiente só com as ferramentas necessárias e em seus lugares definidos, tem-se uma maior facilidade em ter um ambiente limpo. A limpeza se dá pela eliminação de sujeiras e resíduos, além da própria eliminação de objetos desnecessários ao local, como papéis que não serão mais usados ou canetas que acabaram a tinta.
Em alguns casos, é essencial também fazer um Controle de qualidade, considerando a higiene do local.
O interessante sobre esse senso é que ele pode ir além dos aspectos físicos e pode abordar aspectos pessoais e emocionais, como manter sempre a honestidade, a transparência e o respeito.
O objetivo desse senso é criar um ambiente mais saudável, prazeroso e agradável, além de um ambiente mais seguro e conservado.
5 sensos: Padronização (Seiketsu)
O senso de padronização e saúde se dá pela preocupação e preservação da saúde física e mental das pessoas no ambiente. Por isso, devem haver verificações regulares das condições do local, como banheiros, refeitórios e salas. Com a finalidade de que sejam diminuídos os riscos de serem desenvolvidos problemas de saúde. Esse senso se dá também pela constante manutenção dos três sensos anteriores.
O objetivo desse senso é ter um ambiente que, além de proporcionar uma maior segurança às pessoas, as torne mais estimuladas e produtivas. Para se ter um trabalho voltado para a organização, limpeza e segurança de seu espaço, a Gestão de Produtos Químicos pode ser uma boa opção.
5 sensos: Disciplina (Shitsuke)
O senso de disciplina se dá pela execução dos quatro sensos anteriores. Deve haver uma preocupação de todas as pessoas no ambiente em manter a organização e a manutenção dos passos anteriores, se maneira a garantir que o 5S esteja sendo cumprido da melhor maneira possível. Em outras palavras, a contribuição deve ser de todos com o cumprimento e o comprometimento sem que haja cobranças a respeito.
Por isso, a aplicação de todas as etapas do 5 sensos traz um grande benefício ao ambiente, gerando uma maior segurança e um ambiente saudável. Assim, acarretando em um aumento no bem estar e, consequentemente na produtividade. Além disso, torna o dia a dia de manutenção do ambiente muito mais simples e prático.
O que é o 8S (um adicional aos 5 sensos no Brasil)?
A metodologia 8S surgiu ao notar-se uma certa dificuldade de adaptação do brasileiro à cultura do método dos 5 sensos. A ideia principal do 8S é conscientizar sobre a importância dos 5 passos anteriores através da mudança de hábitos e comportamentos . Com isso, o método 5S se tornou mais estruturado para a nossa cultura, aumentando o sucesso de sua aplicação.
Além dos 5 sensos anteriores, o método 8S inclui os seguintes sensos:
Determinação e união (Shikari Yaro)
O senso de determinação e união é dado pelo trabalho em conjunto da administração com os funcionários. Isto é, isso é feito com base no fato de que o exemplo vem de cima, sendo responsabilidade da administração motivar e liderar a equipe na aplicação dos passos do 5S.
Pode ser iniciado com uma reunião entre os diretores e gerentes, instruindo estes sobre como aplicar os sensos. Então, eles irão instruir suas equipes e ser um espelho. Desta forma, trazendo motivação e mostrando a importância do método.
Treinamento (Shido)
O senso de treinamento vem em conjunto com o senso de determinação e união. Ele consiste em instruir os diretores e gerentes da aplicação do método através de treinamentos e capacitações que serão passadas para suas equipes. Além disso, podem ser traçados em conjunto planos mais direcionados e específicos de como aplicar os sensos da empresa em questão. Com isso, é possível construir uma empresa com um ambiente mais alinhado e agradável.
Economia e combate ao desperdício (Setsuyaku)
O senso de economia e combate ao desperdício é o último a ser aplicado. Após a aplicação e vivência dos sensos anteriores, este senso buscar discutir possíveis modificações e melhorias. Assim, adaptando o que for necessário e trazendo o método para mais perto da realidade da empresa. Com este fim, podem ser trazidas pelos funcionários ideias criativas e estimulantes para o ambiente. Consequentemente, tornando o método ainda mais bem sucedido.
Novamente, o Mapeamento de Processos é um ótimo caminho quando se trata da eliminação de desperdícios. A aplicação desses sensos pode ser uma ferramenta estratégica eficaz para a sua empresa, uma vez que busca investir nos membros da empresa e também traz uma maior união e valorização destes, ao incluí-los em todo o processo.