Metodologia GCT de Implantação de Governança Corporativa para Pequenas e Médias Empresas – Parte 5: Societário (A empresa é maior que os sócios?)
No quarto e último (mas não menos importante) vetor da Metodologia GCT revisamos a sociedade que é proprietária da empresa e a forma como conduz seus negócios. Tratamos de como os sócios definem a cultura da organização e como esta cultura é passada a seus representantes e colaboradores. Como dissemos no terceiro vetor, aqui também reconhecemos que nas pequenas e médias empresas, os donos são mais importantes que a organização, mas nosso objetivo é preparar a empresa para crescer.
Estão incluídos neste vetor:
- A revisão do Contrato Social, ou contratos;
- A revisão da estrutura corporativa, separando o familiar do corporativo;
- A definição do Código de Conduta e as regras de “compliance”;
- O Plano de Sucessão dos sócios e seus principais executivos;
- As formas de Comunicação com o Mercado.
Nestas etapas também, recomendamos a definição de Comitês de Trabalho, onde aplicável, com participação intensiva do nível gerencial, para garantir seu envolvimento pleno e compromisso com o que for definido.
A empresa tem que ser maior que os sócios.
O objetivo da Metodologia GCT e da prórpia Governança, é deixar a empresa pronta para crescer, com crédito ou com “equity” (novo capital de investidores ou novos sócios).
Sempre com equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade, que são os Princípios da Governança Corporativa.
E sem limitações.