A metodologia Scrum nas organizações

A metodologia Scrum nas organizações

Esta semana conclui um minicurso sobre o Scrum, hoje eu vou falar um pouco dos principais conceitos deste método. Nos dias atuais as organizações estão buscando eficiências em suas equipes, diminuir ao máximo os desperdícios e tempo, além de entregar produtos que encantem seus clientes.

As empresas hoje enfrentam uma grande competitividade em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico. A busca incessante por diferenciais estratégicos faz com que as organizações adotem uma postura mais proativa no desenvolvimento de projetos, com o objetivo de lançar ideias inovadoras a todo momento.

Neste cenário nasce o Scrum, uma importante metodologia ágil para a gestão e planejamento de projetos de alto desempenho que vem sendo usado deste o início dos anos 90. Inicialmente foi criado para a gestão de projetos de software, hoje ele é utilizado por várias empresas e profissionais das mais diversas áreas.

A palavra Scrum vem do Rúgbi, que é o método de reinício da jogada, onde uma formação com 8 membros de cada time interage com as cabeças abaixadas se empurram com a finalidade de obter a posse da bola, como se fossem paredões para impedir o avanço dos adversários.

Esta estratégia conhecida com cross-functional, permite com que os integrantes apliquem suas habilidades para atingirem um objetivo comum.

O Scrum é um framework (arcabouço), criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, no qual os integrantes podem discutir e solucionar problemas complexos, ao mesmo tempo que constroem produtos com mais alto valor possível, facilitando a definição dos objetivos e ajuda também a cumprir os prazos estabelecidos. É uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, fomentando as equipes a trabalhar em prol de um objetivo comum.

No Scrum o planejamento ocorre por iterações ou sprint, que são ciclos de desenvolvimento. A sua principal característica é a curta duração entre 2 a 4 semanas, mas pode ser reduzido a 1 semana até ou prolongado em até 1 mês, é fundamental informar a data de início e fim de cada sprint.

Cada sprint é precedido por uma reunião de planejamento (Sprint Planning), onde as tarefas são identificadas e um compromisso estimado para o objetivo é firmado. O sprint se inicia com o Product Backlog, uma lista com as prioridades a serem desenvolvidas durante o projeto e é composto pelas necessidades dos clientes e do negócio que serão resolvidas pelo produto. 

- O que você fez ontem?

- O que você vai fazer hoje?

- Alguma coisa está impedindo seu progresso? 

Após o fechamento da lista com as prioridades para o produto, os membros do time Scrum dividem os itens do backlog em pequenas tarefas necessárias para concluir cada um dos itens e inseri-los no backlog do sprint.

Revisão de sprint e retrospectiva: Ao final de cada sprint, a equipe se reúne para analisar e refletir sobre as tarefas desenvolvidas durante o último sprint e o trabalho que ainda não foi concluído. As reuniões diárias duram no máximo 15 minutos. Na retrospectiva da reunião a equipe reflete sobre o sprint passado, verifica os acertos e o que pode ser melhorado para o próximo sprint. O processo pode ser monitorado por um quadro, onde serão analisadas as tarefas desenvolvidas, as que foram executadas, mas que ainda precisam ser testadas e as que já foram concluídas.

- O que deu certo?

- O que não deu?

- O que pode ser melhorado? 

Elementos do Scrum

 Product Owner: É o dono do produto ou projeto. Ele é responsável por determinar o Product Backlog e privilegia as funcionalidades que serão desenvolvidas. O seu objetivo é garantir o sucesso do projeto.

Scrum master: É o membro que faz o elo entre o product owner e a equipe. É responsável por garantir que o framework seja seguido, proteger e manter a equipe focada nas tarefas.

Time Scrum: É a equipe que trabalha para o desenvolvimento no produto ou projeto. Cientes das suas responsabilidades, eles se organizam para desenvolvê-la com primazia.

Outra definição importante é a daily Scrum, ou um Scrum diário, uma reunião realizada pelo Scrum Master, no qual todos ficam em pé e possui curta duração (até 15min). Esta é uma forma de ratificar se cada indivíduo está realizando suas tarefas.

O monitoramento do pregresso de cada imprint é feira através da brundwnd chat (tabela de brundwnd). Equivale a uma tabela que permite controlar se um projeto esta desenvolvendo de forma programada. Ela faz uma medição diária da quantidade de trabalho que ainda não foi realizado em cada sprint. A tabela permite fazer uma estimativa de quanto tempo a sprint será concluída. Desta forma podemos identificar se o projeto está se desenvolvendo dentro do prazo estipulado ou se terá algum atraso, esta informação é importante pois a equipe tem a oportunidade de fazer ajustes para que no trabalho impedindo que o atraso se concretize.

Nos dias atuais, uma das principais características é a necessidade agilizar processos de trabalho, já que o mercado funciona em um ritmo acelerado. Com a metodologia Scrum, as empresas conseguem identificar oportunidades e desenvolver soluções em um curto espaço de tempo, aumentando sua competitividade no mercado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Luiz Avellar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos