Meu entendimento sobre Agilidade

Meu entendimento sobre Agilidade

Por muito tempo, o desenvolvimento de software era realizado através de métodos tradicionais em forma de Cascata, também conhecidos como Waterfall. Esses métodos eram totalmente prescritivos e engessados, sendo que uma etapa só podia ter início ao final da outra, ou seja, as etapas eram realizadas todas de uma vez e em sequência.

Essa forma de trabalhar, além de ser hierarquizada, exigia muito de cada desenvolvedor e o trabalho não era colaborativo, de forma que gastava-se muito tempo para desenvolver uma função e o software só era entregue quando estivesse 100% pronto.

A forma de cascata também é muito mais passível de acumular defeitos de funcionalidade dos códigos, de forma que, quando chegava na etapa de testes, muito trabalho era desprendido para solucionar problemas.

Também quase não havia participação do cliente durante o desenvolvimento do software. Como resultado, o produto final, muitas vezes, já não era exatamente aquilo que o cliente esperava. Por esse motivo, mesmo que o software seja excelente em termos técnicos e funcionais, ele pode não mais agregar valor ao cliente (sem contar que o retorno do investimento é muito mais demorado e o gasto com o desenvolvimento muito mais caro).

Por isso, em meados dos anos 90, o termo Agilidade surgiu na área de desenvolvimento de software buscando trazer soluções aos problemas gerados pelos métodos tradicionais. E em 2001, surgiu o Manifesto Ágil. 17 desenvolvedores, que já utilizavam métodos ágeis (como Scrum, XP e FDD, por exemplo), se reuniram para compartilhar suas frustrações e discutir o futuro do desenvolvimento de software. Foi então que criaram este documento (Manifesto Ágil), o qual trata-se de um embasamento filosófico sobre os métodos ágeis e é composto por 4 valores e 12 princípios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

De uma forma geral, a Filosofia Ágil foca principalmente nas pessoas, e considera a interação entre os membros da equipe muito mais importante do que qualquer ferramenta ou processo. Partindo deste ponto, conseguimos construir uma equipe muito mais colaborativa (entre os membros e também com a participação do cliente em todas as etapas do desenvolvimento do software).

Além disso, a filosofia ágil é muito mais flexível e aberta a mudanças. Afinal, o desenvolvimento de uma funcionalidade pode ser imprevisível e o objetivo pode acabar tomando outros rumos durante o caminho.

Os métodos tradicionais também focavam muito na documentação do software. Hoje, com a agilidade, o mais importante é ter um software funcionando! E ainda mais importante: fazer entregas contínuas do software em funcionamento e agregando valor ao cliente, de forma que este consiga ver o retorno de seu investimento de forma mais rápida.

O termo Agilidade não significa apenas "entregar rápido ou em menor tempo possível". Apesar de isso ser uma consequência, as entregas constantes (e com valor agregado) só são possíveis devido à colaboração e engajamento da equipe (e equipes cross-funcionais), do aprendizado contínuo (individual e coletivo), à simplicidade e legibilidade do código (de forma que todos consigam compreender - um código limpo e simples faz parte das boas práticas) e a práticas como programação em par, desenvolvimento guiado por testes (TDD), melhorias contínuas com retrospectiva e feedbacks.

Por isso, a transparência e participação de todos em todas as etapas é fundamental. É importante lembrar que o trabalho deve ser de forma horizontal (e não hierarquizado) e com foco no objetivo. Apesar de existir um líder e/ou um PO (Product Owner) na equipe que poderá delegar funções e auxiliar o processo de melhorias, não podemos esquecer que ninguém "é" líder, e sim "está" líder. Ter isso em mente potencializa o trabalho coletivo e a comunicação entre os colaboradores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Alguns métodos, ferramentas e estratégias ágeis são utilizadas para auxiliar a organização e realização das tarefas, de forma a promover o desenvolvimento sustentável entre os patrocinadores, desenvolvedores e usuários.

E se você quiser saber mais sobre eles, recomendo muito a leitura:

Agile - Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio

Taynara Rechia

Lead Consultant @ Thoughtworks | Product Manager | Technical Product Manager | Product Strategist

3 a

Eita que orgulho ❤️ Por isso que eu amo acompanhar e apoiar jornadas, principalmente de mulheres maravilhosas que se dedicam muito! E esse texto só prova o quanto você tem se esforçado e estudado. To muito feliz de poder estar junto contigo nessa, conta comigo, porque eu sei que você vai longe ainda 🤗😍

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos