Meu erros e acertos para chegar ao tão sonhado "DATA DRIVEN"
Escutamos muito sobre o famoso data driver, empresas orientadas a dados, o discurso é lindo, mas a prática é dolorosa, porém compensadora.
Há 2 anos venho lutando para ter uma empresa orientada a dados e ainda não tenho como gostaria, mas vejo que avancei muito. Não tem coisa mais gostosa que tomar decisões olhando para o passado para errarmos menos.
Hoje em uma sala escutei em uma sala as 3 etapas para se ter uma empresa orientada a dados:
1- Organizar os dados
2- Automatizar os dashboards
3- Escala dos negócios
E vejo que estou indo do 1 para o 2, 2 anos após essa luta para ter uma empresa data driven, dashboards automatizados em tempo real e outras coisas lindas que nos proporciona.
Se você está começando agora, saiba que é uma longa jornada e você deve comemorar cada vitória, mas para que isso aconteça, você precisa envolver o seu time e impor a cultura baseada em dados, onde as decisões não são nos achismos e sim baseadas em testes e validações.
Quando abri a be Academy contratei uma pessoa apenas para isso e 6 meses após, me senti fracassado, pois achei que teria o Dash na minha TV automatizado, mas vejo que tive grandes avanços e todos esses devem ser comemorados. Se você quer começar, siga aquelas 3 etapas acima.
1- ORGANIZAR OS DADOS
Quando não se tem a tecnologia dentro de casa e você contrata diversas tecnologias, você começa gerar dados em diversas plataformas e para unificar isso, muitas vezes acaba ficando humanamente impossível e estamos passando por isso neste momento, pois os dados importantes demora-se muito tempo para ter e é feito através de esforço humano.
O primeiro passo é identificar de onde vem seus dados: CRM, Google analytics, Facebook, ERP, meios de pagamento, plataformas de ead, suporte e por ae vai.
Depois de identificado, você deve organizar todas essas informações em um único banco de dados para que se possa extrair informações em um único lugar e montar dashboards automatizados. Seu time vai precisar aprender mexer em banco de dados e extrair essas informações devem ficar abertas e expostas ao seu time, para que todos tenham acesso às informações de maneira rápida.
2- AUTOMATIZAR OS DASHBOARDS
Depois de organizada as informações, você precisa saber quais métricas são importantes para que seu negócio aconteça e você atinja suas metas.
Quando definir as métricas, pense em quais dashboards sua empresa precisa ter acesso, por exemplo: financeiro, marketing, vendas, inadimplência, suporte.
Depois de definir o dashboard que você quer ver, fazendo isso num excel, sem design, sem nada, você precisa identificar como essas métricas serão extraídas e anotar na frente dela de onde vem e como ela será.
Exemplo: Taxa de conversão da página = dados de acesso do Analytics / tag cadastrou do meu CRM
Feito todo esse trabalho, aconselho escolher qual plataforma de BI, vai utilizar, eu escolhi o Google Data Studio e depois de 2 anos, apanhando, decidi contratar um profissional para fazer meus Dash e ficaram lindos. Quase tive um orgasmo quando vi os Dashs, kkkk.
Dash por dash, não vale nada, você precisa saber o que fazer com ele e porque ele existe.
Aqui estamos implementando a metodologia de OKR, onde números não motivam equipes e sim histórias, mas os números dirigem elas em caminho das histórias criadas, os objetivos precisam ser bem contados, para que todos se envolvam e caminhem juntos numa única direção.
3- ESCALA
Enfim, esse é o tão sonhado momento e ainda não chegamos nele, mas pelos números, acreditamos que estamos iniciando a perninha do nosso J no gráfico, depois de 2 anos apanhando muito, mas muito mesmo, estamos agora começando colher bons resultados e estamos nos preparando para ela, pois toda startup começa com muita coisa para fazer e poucas pessoas para efetivamente colocar a mão na massa.
Apesar de parecer lindo, a escala você precisa estar preparado para ela, com os números claros, equipes bem alinhadas e tecnologia dando base para isso.
Se o seu negócio, não importa qual é, não tem um profissional de TI, aconselho você contratar hoje mesmo, pois sem ele, vai ser muito difícil isso tudo acontecer, mesmo que você não saiba para que, contrate e faça ele organizar os seus dados e lhe propor um plano tecnológico, busque conselheiros para te ajudar tomar as decisões.
DATA DRIVEN é uma cultura que precisa ser implementada e demora-se anos para acontecer, precisa vir de cima para baixo, ter muita persistência e saber comemorar os pequenos avanços. Não estamos no mundo perfeito, mas já avançamos muito e avançaremos cada vez mais.
Para se planejar o futuro, nada melhor que olhar o passado para nos dar segurança de criar hipoteses que serão validadas com sa execução.
Quero finalizar agradecendo meu time por me ajudar a organizar nossa empresa e preparar ela para 2021 que está sendo magnífico.
Quero escutar de você, em qual momento está?
Head de Tecnologia na Aluz Aceleradora Comercial
9 mBruno, valeu por ter compartilhado ... 🙂
Head de Mídia, Performance e Marketing
3 aNa verdade não foi bem assim... As pessoas envolvidas tinham limitações da empresa, para se montar um dash.... Além disso está acontecendo uma desorganização no mercado por falta de oportunidade. Hoje para ser um funcionario exemplar é necessário acumular funções! Então dificilmente teremos especialistas. Me lembro que seu exemplo de Dash era do Alfredo da Vetex, porém ele tinha uma equipe relativamente ok para trabalhar ( apenas com Dash ) Tem grandes e médias empresas que sonham com " Dash " mas garanto que não é apenas uma pessoa envolvida no projeto, depende de vários conhecimentos de áreas diferentes e de investimento. Por exemplo em banco de dados que naquela época não tínhamos. E muito bonito dizer que qualquer um pode, o que esses " qualquer um " não sabem é que vai investimento e tem taxa de erro! Que custa dinheiro. Por isso que pequenas e médias empresas não aguentam pq as vezes a taxa de erro e maior que seu sonho.
Fundador l Especialista em Growth l De propósito 🌍 🚀 Ajudo pessoas & negócios a escalarem a partir do propósito (ex: anacouto, LAJE, Be Academy, Gama Academy))
3 aEstou no momento de testar a escala dos canais de aquisição que foram validados aqui na empresa rsrs, ou seja, o desafio agora é te ajudar ir do ponto 2 para o ponto 3 rsrs. Vlw Bruno por permitir que a gente te ajude nessa missão! 🙏