Meu grande desejo para 2021
shutterstock

Meu grande desejo para 2021

Atuando em uma healthtech (uma startup da área da saúde) desde nov/20, tenho me dedicado a conhecer um pouco mais sobre o mercado de tecnologia na área de saúde. 

Os estudos e as referências que encontro ainda são, na grande maioria das vezes, internacionais. Inclusive as pesquisas que trazem informações sobre o comportamento dos usuários são de fora do Brasil, mas como brasileiro gosta de seguir as tendências eu tenho considerado os números de fora como uma referência para vislumbrar um cenário nacional.

Desde o início dos meus estudos, uma das informações que mais despertou a minha indignação foi exatamente o conceito de saúde. 

Em 1946, a OMS definiu a saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, saúde não é a ausência de doenças ou enfermidades. 

A definição de saúde pelo Google é muito esclarecedora: saúde é o estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.

Você sabia disso? Eu não… 

Como eu ignorava esse conceito? Eu não me lembro de ter aprendido esse conceito nas aulas de ciências e biologia na época da escola… 

Esse conceito tem andado vivo na minha mente, assim, vez ou outra disparam insights sobre o cuidado com a saúde, como

“por que muitas vezes só procuramos o cuidado, quando já perdemos a saúde?”. 

Devido aos acontecimentos recentes na minha vida pessoal, no último ano foram um tanto de problemas de saúde em entes queridos, tenho ficado mais sensível às informações e mais reflexiva sobre os cuidados com o meu bem-estar e dos que eu amo.

Hoje li um estudo que chamou a minha atenção, acendendo uma luz de alerta na minha mente, muito mais do ponto de vista pessoal do que do profissional, e por isso decidi compartilhar sobre. 

O estudo, apresentado pela CB Insights, mostrou que até 60% dos pacientes com doenças crônicas não seguem com precisão seu plano de tratamento, o que leva a reinternações hospitalares evitáveis, custos adicionais de tratamento e até morte evitável. 

O meu choque foi sobre o quanto somos negligentes com a nossa saúde! 

Fala-se tanto dos níveis de engajamento nas redes sociais, mas não vemos os mesmos esforços para falar da adesão aos tratamentos… certamente porque não consumimos esse tipo de conteúdo. Ninguém fala sobre prevenção ou cuidado porque não é um tipo de conteúdo rentável. 

Será que os gastos para o tratamento das doenças superam em muito os gastos com prevenção? Imagino que sim, senão certamente a indústria iria se dedicar à prevenir ao invés de tratar as doenças.

Fiquei triste em pensar como eu tenho sido tão leviana com o meu único bem próprio, que me permite conquistar e desfrutar de todos os outros que eu possa sonhar: a saúde. 

Pensando no conceito de saúde: o quanto temos negligenciado do nosso equilíbrio por coisas tão banais, superficiais e desnecessárias? 

Somos tão imprudentes com os níveis de comprometimento com a nossa saúde, 60% é uma quantidade significativa! 

O quanto os nossos relacionamentos estão desgastados por influências que nem agregam valor às nossas vidas, o quanto a sociedade está polarizada por questões políticas e sociais que não respeitam a humanidade... Esse é o nosso bem-estar social sendo afetado. 

O quanto do nosso sono é perdido por causas que nem cabem a nós, e por causa disso perdemos a chance de sermos mais felizes e produtivos... É o nosso bem-estar mental sendo afetado. 

O quanto de tempo perdemos rolando feed, maratonando séries, acompanhando as estreias cinematográficas, acompanhando os reality shows, e perdemos de desfrutar um momento de contemplação da natureza, de movimentar o nosso corpo, de desfrutar de uma refeição balanceada... Isso somos nós abrindo mão do bem-estar físico sendo afetado. 

Mas o que eu posso fazer para manter o equilíbrio na minha vivência? Não consigo pensar em uma solução rápida e simples… 

Mas acredito que o equilíbrio dependa do meu esforço para ter um sono tranquilo, uma rotina saudável, me exercitar, procurar me relacionar com as pessoas que eu amo, servir com amor àqueles que precisam, dormir bem, alimentar o meu corpo e a minha mente com os nutrientes que vão contribuir para o equilíbrio do meu organismo.  

Como diz o clichê: a prevenção ainda é o melhor remédio!  
Meu grande desejo para 2021 é desfrutar de saúde <3 



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos