Meus insights: dos bastidores dos eventos presenciais, para o palco dos eventos digitais.
Quando uma empreendedora raiz, especialista em eventos e Relações Públicas de carteirinha, participa pela primeira vez de um evento totalmente on-line, mas desta vez como uma das painelistas, impossível não gerar vários insights.
Em época de pandemia, estando há 56 dias em regime de distanciamento social e com a agenda de eventos ainda em stand by – até esta data, estamos sem as liberações e os protocolos definidos para podermos voltar a ativa - participar de uma LIVE ao vivo com outros profissionais da área, foi um evento à parte mesmo.
E como não fechou ainda vinte e quatro horas desta experiência, as lembranças estão “fresquinhas” na memória. O meu tema era “O novo mercado de eventos sob o olhar de uma Relações Públicas”, e de cara já posso dizer que para poder transmitir um conteúdo dignamente apresentável nos mais ou menos dez minutos da minha participação fiz o básico para qualquer palestrante: planejei, elaborei apontamentos e mapas mentais que fizessem sentido para a nossa qualificada audiência.
O tema da minha LIVE-Painel era sob o Olhar de uma RP, mas os insights para este texto, seguem sob o olhar de uma gestora de eventos tendo vivido na pele o que os nossos palestrantes passam:
- Insight 1: Protagonize seu espaço.
- Temos que nos “virar” totalmente independentes, pois estamos sem produção no sentido profundo da palavra: luz, som, figurino, maquiagem, conteúdo, assistentes de palco, mídia desk, ensaios e testes prévios. Precisamos cuidar do ambiente, aprender a utilizar as ferramentais digitais, organizar o nosso fundo de palco, pegar a garrafinha de água, prender os cachorros e fazer as crianças dormirem ou algo bem próximo disto. Por sorte passei mais da metade da minha vida “cuidando” dos palcos dos eventos, e isto facilitou bastante a minha vida nesta estreia, apesar de poder ter sido bem melhor em termos técnicos. Mas sou exigente mesmo.
- Insight 2: Check List sempre à mão.
- Nossos palestrantes no mundo digital, precisam de atenção e apoio, assim como fazemos no presencial. Nós como organizadores, precisamos transmitir segurança em todos estes detalhes. O óbvio precisa ser dito. O bom e velho check list nunca sairá de moda, principalmente no novo mundo com as cartilhas e manuais, ainda por serem escritos.
- Insight 3: Roteirize seus passos.
- Elaborar um roteiro lógico com sequência de início, meio e fim é fundamental no mundo digital. Respeitar o tempo disponível para a apresentação, lembrando que não haverá a equipe de apoio para te mostrar a plaquinha de “faltam 5 minutos” ou “tempo esgotado”. Saiba que você vai sentir falta disto, há como vai! Utilizar um cronômetro faz bem para quem lembrar de ligar na hora, o que não foi o meu caso.
- Insight 4: Improvise com preparação.
- Tudo o que você preparou pode ser alterado na hora, principalmente quando um dos painelistas que falou antes de você, comentou aquela sua parte com diferencial único para o seu final impactante e fechamento e fechar com chave de ouro a apresentação. Tenha sempre mais apontamentos do que tempo para falar, você poderá precisar tirar uma carta da manga quando menos espera. Sei que você já sabia desta parte, mas aqui o óbvio precisa ser dito, lembra?
- Insight 5: Não economize.
- A participação da audiência com perguntas ao vivo, geralmente organizadas pelo mediador do painel é um desafio à parte. No mundo digital, não há rotas de fuga, estamos ali despidos de qualquer máscara, unicamente com o repertório que temos. A nossa cara de surpresa, confusão mental ou expressão de confiança no que faz, é percebida sem filtro. Não há muitas distrações para o público. Assim, já entre em campo com tudo e com aquele fôlego extra, não tente esconder o jogo. Jogue o seu melhor nesta partida.
- Insight 6: Seja autêntico.
- Respire, tente falar pausado. Mas só tente mesmo, se você se empolgar, acelerar e engrenar uma marcha, siga com ela. Não force a barra, o seja você mesmo cabe muito neste novo mundo.
- Insight 7: Somos eternos aprendizes.
- “Feito é melhor do que perfeito”: lembrem que todos somos aprendizes nesta nova era que está APENAS numa tentativa de começo. Então não se cobre tanto em fazer tudo perfeitinho. Faça de forma responsável claro, mas faça. Sem desculpinhas, pois tem muita gente querendo aprender contigo!
- Insight 8: Keep Calm, sempre que possível.
- Planeje antes (releia o Insight 2 se preciso), faça o seu mini-ensaio e siga em frente. E se durante sua apresentação você esquecer, gaguejar ou se perdeu nos assuntos – siga com bom humor, retome a sua sanidade, mude um pouco de assunto ou passe a palavra ao próximo se for o caso. Com este tempinho para se organizar, volte com cara de tudo bem de novo.
O hábito faz a excelência, como dizia o filósofo Aristóteles, porque claro, eu também tenho a minha frase lacradora para encerrar este meu primeiro artigo no linkedin.
Com a mentalidade de quem está acostumada a pensar em soluções rápidas nos eventos ao vivo e a cores, tenho aprendido e achado bem divertido esta nova era com tantas novidades!
Há e se precisar de mais dicas, apoio moral ou aquela ajuda técnica, conta comigo!
Luciane Pacheco (@cemcerimonia)