Microsoft e CrowdStrike: caos cibernético mundial

Microsoft e CrowdStrike: caos cibernético mundial

O mundo está vivendo um verdadeiro cenário de filme, um caos cibernético digno de uma estatueta do Oscar. Contudo, é importante compartilhar que, desta vez, não se trata de um ataque cibernético ou incidente de segurança da informação. Mas, sim, de uma falha em uma atualização de sistema, mais especificamente, uma atualização de conteúdo para hosts Windows. Hosts Mac e Linux não foram afetados. Entenda, a seguir, a interrupção cibernética que está afetando o mundo nesta sexta-feira.

O que é importante neste momento? É imprescindível que:

  • os clientes da CrowdStrike consultem o portal de suporte para as atualizações mais recentes; e
  • se certifiquem que estão se comunicando com representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais, a fim de inibir tentativas de ações de Engenharia Social.

Este cenário está provocando inúmeras situações indesejadas, e está impactando aeroportos, hospitais, empresas de mídia e, infelizmente, serviços de emergência. Inúmeros aviões não puderam decolar, o que está acarretando imensas filas, atrasos e frustrações em aeroportos ao redor do mundo. Milhares de voos foram cancelados.

A American Airlines, a Delta Airlines, a United Airlines e a Allegiant Air suspenderam seus voos alegando problemas de comunicação. O setor de viagens foi um dos mais atingidos, com aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários aeroportos espanhóis relatando problemas em seus sistemas e atrasos. Companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertaram sobre problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.

“Uma falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computadores em todo o mundo, inclusive na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida. Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos.”

United Airlines

No Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam offline, segundo vários relatórios de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.

Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e à África do Sul alertaram os clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.

Sobre a CrowdStrike

A Crowdstrike é uma empresa de segurança online, fundada em 2011, cujo objetivo é proteger algumas das maiores empresas do mundo de ataques cibernéticos. A empresa foi fundada no Texas, EUA, por George Kurtz, atual Chief Executive Officer (CEO) e Dmitri Alperovitch. E está listada na bolsa Nasdaq desde 2019.

As ações da CrowdStrike, empresa global de segurança cibernética, desabavam cerca de 13% no pré-market da Bolsa de Nova York na manhã desta sexta-feira (19), em meio a falhas no sistema da companhia que afetaram as operações de diversos setores pelo mundo. Às 8h (horário de Brasília), os ativos caíam 12,83%, a US$ 299,04. As ações da Microsoft também caíram, assim como a de empresas no setor de turismo e viagens, que são as mais afetadas pelo caos até agora.

Mais detalhes sobre o fato causador

A ferramenta da CrowdStrike, conhecida como Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões cibernéticas, teve uma falha durante uma atualização. Um dos clientes impactados pela companhia foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que ao ligar o computador, as ferramentas da Microsoft apresentaram falhas ou computadores travaram, com “tela azul da morte”.

Isso ocorreu devido ao Microsoft Azure, que usa o sistema Falcon. A Microsoft afirmou no in’icio da manhã, aqui no Brasil, que a falha já havia sido resolvida, entretanto, problemas residuais ainda poderiam ocorrer.

Os aplicativos da Microsoft, Teams, PowerBI e Fabric, por exemplo, apresentaram instabilidade. O site Downdetector, que evidencia problemas em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft desde ontem.

Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft — Foto: Reprodução/Downdetector.

De forma mais abrangente, os seguintes produtos da Microsoft, a princípio, foram afetados: Microsoft Defender; Microsoft Defender para Endpoint; Microsoft Intune; Microsoft OneNote; OneDrive; SharePoint Online; Windows 365; e Viva Engage.

Conclusão

A CrowdStrike é uma importante empresa do setor de tecnologia devido aos preços competitivos. Não por acaso, fornece proteção para quase 300 das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, listadas no famoso índice Fortune 500. Já o Windows é famoso e responde por 70% do mercado global de sistemas operacionais.

É importante ressaltar que este artigo aborda fatos que ainda estão acarretando desdobramentos, sendo assim, atualizações poderão ser adicionadas a este texto.


Compliance Avant

Diretor Executivo da Compliance Avant

5 m

👏🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos