Migrar para Microsserviços
Hoje muitas empresas estão ansiosas para migrar suas aplicações para microsserviços.
Eu comecei a estudar o tema a pouco tempo e vou tentar passar um pouco do que esta envolvido nesse importante projeto.
A maioria das empresas tem um sistema monolítico. Ou seja a aplicação, ou sistema, fica em servidor físico ou virtual e o banco de dados em outro servidor. Isso pode gerar vários problemas com o aumento de pessoas acessando o sistema simultaneamente , com hackers tentando invadir, com bugs , ou falhas que precisam ser corrigidos. O sistema pode ficar fora da ar, gerando insatisfação dos clientes, ligações, transações ficam pela metade e perdas financeiras. E para corrigir qualquer problema crítico, é necessário fazer isso num horário que não há pessoas usando o sistema.
Usando microsserviços, o sistema vai ficar fatiado por vários núcleos de mais importância no negócio, que podem ficar em diferentes servidores virtuais ou contêiner que permitem uma melhora de performance, aumento na segurança e facilidade de manutenção, ja que agora um pequeno bug não precisa esperar parar toda a aplicação pra corrigir, mas apenas um núcleo do sistema pode ser rapidamente parado e reiniciado.
O que impulsionou essas mudanças foi a forma como as grandes empresas de cloud computing conseguiram escalar a utilização de equipamentos nos grandes Datacenters como AWS, Google Cloude, Azzure.
Recomendados pelo LinkedIn
Independente do tamanho da aplicação, antes de migrar ou refazer seu sistema para microsserviços é necessário amadurecer sua equipe de desenvolvimento e operações com essa nova forma de gerir as aplicações.
- conhecer o seu negócio e fazer todos falarem a mesma lingua (glossário)
- Aproveitar o momento para melhorar o fluxo das informações, questões de segurança , LGPD.
- Desenhar os processos mais importantes do seu negócio.
- É importante investir um bom tempo adquirindo conhecimento, fazer um bom planejamento, usando modelos como DDD sigla para Domain-Driven Design, que consiste em um padrão de modelagem para softwares, cujo objetivo é facilitar a implementação de regras e processos complexos, além da divisão de responsabilidades por camadas.
- Partir para o desenvolvimento, testes e subir a aplicação.
Parece simples, mas vai depender do tamanho do seu negócio.
#mxntech #DDD