Mindfulness para trabalhar e viver melhor
Há seis anos eu conheci a meditação, busquei informações, fiz várias meditações guiadas, pratiquei, deixei de praticar e retomei porque percebi o quanto me faz bem e como consigo melhorar meus aspectos negativos.
Meditar é estar presente e viver o momento, não é muito fácil poruqe vivemos com uma tal de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), como disse Augusto Cury em seus livros.
Mas essa síndrome não é imutável e a prática meditativa é perfeita para transformar o pensamento acelerado em fonte de atenção plena e calma.
Semana passada a Forbes Brasil publicou uma matéria feita pela Dana Garaventa sobre esse assunto e como esse estado de consciência pode auxiliar no desenvolvimento de uma liderança consciente.
Esta técnica pode ajudar líderes e funcionários a enfrentarem os desafios com a mente aberta, permanecerem focados e evitarem levar os mal-entendidos para o lado pessoal. O método popular é empregado por uma longa lista de grandes marcas, como Google, Target, Facebook, General Mills, entre outros.
-Forbes Brasil
A matéria mostra pontos relevantes dentro de uma organização que podem ser melhorados com a meditação, a exemplo de, diminuição de estresse, melhora de foco e produtividade, consciência e vlorização de si mesma, desenvolver empatia e ter bom humor.
Vejo a meditação como prática essencial que todos deveriam fazer. Hoje estou mais aperfeiçoada em meditar, faço meditações guiadas, outras vezes sou minha própria guia, desenvolvi algumas e só tenho elogios para essa prática.
Ambientes de trabalho onde a atenção plena é praticada com certeza são mais saudáveis e unificados, a sintonia das equipes e da corporação como um todo, só tendem a melhorar e ter altos desempenhos.
Uma dica: você deve tentar caso ainda não faça. Independente do local ser no seu trabalho, home office, colégios/universidades, cursos, viagens , ou qualquer outro, são alguns minutos preciosos que a longo prazo te tornará uma pessoa mais centrada e autoconfiante.