Mindset Digital: Do off ao on em frações de segundos

Mindset Digital: Do off ao on em frações de segundos

“Hoje à noite eu estarei online!”. Dependendo da sua idade, essa é uma frase que você deve ter lido e pensado: “como assim, ele não está online?”. Pois é, muitas gerações vivenciaram um mundo em que a internet ou não existia ou era muito restrita. Viveram um mundo offline. Então, para muitas pessoas existe uma diferença em você está offline ou online. Essa sensação de cem por cento do tempo estar conectado é relativamente nova. Por exemplo: antigamente (não tão antigamente assim - estou falando de meados da década de 1990 e a primeira metade dos anos 2000), uma coisa era você ter um computador, outra, era ter acesso a internet. Esse é o mesmo fenômeno que acontece com o celular. 

Só um pouco de nostalgia: Era a época da chamada internet discada. Precisávamos de uma linha telefônica para conseguir uma conexão. O acesso a internet era, na verdade, uma ligação telefônica - simplificando a explicação. Assim, quando você estava conectado a internet o seu telefone fixo estava ocupado. Se alguém precisasse utilizar o telefone, você tinha que desconectar a internet para linha telefônica ficar liberada. E o custo? Era muito caro. A cobrança pelo uso da internet era realizada por pulso telefônico e o pulso era cobrado a cada três ou quatro minutos. Então, ficar 40 minutos na internet significava pagar 10 pulsos telefônicos. Imagine a conta telefônica? Sabe essa frase que comecei o artigo? Esse era o grande segredo para pagar uma conta telefônica menor. Acontece que, o pulso telefônico era único, começando a meia-noite até às 6h da manhã. Então, você pagava apenas um pulso. Foram muitas madrugadas a dentro!!! rsrsr 

O fato é que em pouquíssimo tempo passamos de um mundo onde a tecnologia era rudimentar e custava muito caro, para um novo mundo onde tudo ficou extremamente acelerado, com tecnologia acessível e avanços exponenciais não só em hardware mas também em software. O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs - transformou o cenário estável, quase parado, em um mundo instável, rápido, imprevisível, transparente e fora de controle. O indivíduo assume o protagonismo; ganha voz nas redes socais e é capaz de acessar a tudo e a todos. Tem o poder de influenciar pessoas e mobilizar grande ações, independentes das grande instituições.

O nosso MindSet, que é o nosso modelo mental, está se transformando. Quer um exemplo? É mais comum uma pessoa de 18 anos de idade saber o número do telefone de alguém ou uma outra pessoa de 50 anos? Claro que uma pessoa de 50 anos. Isso acontece porque antigamente você precisava saber o número ou deixar anotado em alguma agenda física. Atualmente basta você falar para o smartphone: ligar para Pedro! E a ligação acontece (ah, também está ficando raro as pessoas que querem realizar uma ligação telefônica). Outro exemplo de como estamos utilizando equipamentos e aplicativos como memórias externas, é quando precisamos ir a algum lugar que não conhecemos o caminho. Antes, você pensava em um ponto de referência e até mesmo o trajeto que iria percorrer. Hoje, basta você ligar algum aplicativo, como Waze ou Google Maps, que além de receber instruções sobre o trajeto você ainda tem mapas de trânsito ao vivo e alertas de incidentes. 

Todo esse arcabouço tecnológico produz o que podemos chamar de Mindset Digital que é um modelo mental onde as soluções de problemas, simples ou complexos, passam a se adaptar às demandas da vida digital. Com o Mindset digital desenvolvido (ou ativado), algumas habilidades mudam o comportamento e a atitude do indivíduo. Alguns exemplos: (1) Passamos a não diferenciar o mundo offline do mundo online. As experiências de consumo de bens e serviços passam a ser mais desejadas quando esses dois mundos estão conectados. (2) Economia compartilhada. Passamos a pretender muito mais o consumo de forma compartilhada. (3) Sem distinção entre o global e o local. Não há mais fronteiras físicas.

Todo esse cenário de transformação de um Mindset Processual para um Mindset Digital possibilita às empresas uma grande oportunidade de repensarem seus modelos de negócios e ofertas de serviços. As empresas também precisam de um MindSet Digital para os novos tempos. Também é, e falo diretamente à você, uma oportunidade de você pensar sobre o seu Mindset Digital e quanto você já percebe a transformação no seu modelo mental.

Daniel Souza Brandão

Acelerador de Negócios: Pessoas, Processos, Gestão Comercial e Inovação

4 a

Utilizei muito a internet de madrugada, uma luta. Kkk parabéns pela reflexão👏🏻👏🏻

Robson Francisco Paulo

Bilingual teacher and program coordinator. Multipurpose Pedagogy

4 a

Receber um ligação hj é tão surpreendente. Um dia desses recebi uma e fiquei paralisado por alguns minutos, porque não é algo comum ou corriqueiro hoje em dia, pelo menos para mim. Chega até parecer... nostalgicamente uma cartinha de amor quando se recebe ou recebia. Rsrsrs.

Dalliany Maeli

Gestora Educacional | Senac RN

4 a

Muito pertinente essa análise nesses tempos de pandemia e distanciamento social, Gedson. A velocidade com que as mudanças vem acontecendo tomaram uma proporção muito maior e tem exigido transformações em todas as áreas e em todas as gerações. Destaco em sua fala quando diz que qualquer indivíduo hoje "Tem o poder de influenciar pessoas e mobilizar grande ações, independentes das grandes instituições." Todos podemos contribuir para um mundo melhor através das portas que as tecnologias tem aberto. Aguardando os próximos textos!

Ana Paula de Souza

Comunicação Institucional | Comunicação Interna | Planejamento Estratégico de Comunicação

4 a

Excelente reflexão, Gedson Nunes! Já aguardo ansiosa os próximos artigos.

Leonardo Silvério Ferreira

🇩🇪🇩🇰🇨🇱🇦🇷HSE TECHNICIAN - GESTOR AMBIENTAL - AUDITOR EM ISO 14001 E OHSAS 18001 - MESTRANDO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO - MULTIPLICADOR EM QSMS.

4 a

Sem dúvida, Gedson. Essa transformação está atingindo todas as áreas e idades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gedson Nunes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos