Mindset: Qual o seu?
Sabe aquelas pessoas que, naturalmente, possuem hábitos saudáveis? Que conseguem desenvolver habilidades ou aprender idiomas com certa facilidade? Que conseguem superar os desafios, por mais difíceis que possam parecer?
Sabe por quê? Porque elas tem um mindset favorável para este tipo de comportamento.
Calma, eu explico.
Mindset pode ser definido como mentalidade, programação mental. Um conjunto de crenças e pensamentos que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos. A forma como sua mente está programada para pensar sobre determinados assuntos reflete diretamente nas ações e decisões que tomamos ao longo de nossas vidas.
Porém, muitas vezes não temos consciência dessas crenças. Um exemplo fácil para compreendermos isso é lembrarmos de algumas coisas que costumamos ouvir e que refletem, inconscientemente, em nossas ações. Alguém que costumava ouvir que “é pecado deixar comida sobrar” pode ter dificuldades para controlar as quantidades na sua alimentação, e ter dificuldades para emagrecer, pois sua mentalidade aprendeu que o correto é comer tudo que está disponível. Esse é só um exemplo, mas existem diversas outras situações que podem impedir a tomada de decisões por “limitarem” a maneira de pensar.
Quando falamos em mindset, falamos basicamente em duas formas de guiarmos os pensamentos:
- Mindset fixo: modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. Mais limitante, esse modelo oferece uma ampla zona de conforto.
- Mindset de crescimento: favorece uma visão de mundo na qual as mencionadas características podem ser desenvolvidas mediante o esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos.
Desta forma, fica fácil perceber que o mindset de crescimento permite uma percepção analítica ampliada de cada situação. Aquilo que o mindset fixo considera uma falha que não pode ser corrigida ou um talento natural que não precisa ser treinado, o mindset expandido percebe uma oportunidade de aprendizado ou uma necessidade de constante evolução.
Aí que percebemos as diferenças cruciais! O que acreditamos gera nossos pensamentos. Os pensamentos geram sentimentos. Os sentimentos geram ações e as ações geram os resultados! Agora, se estes resultados serão bons ou ruins, isso será o seu mindset quem irá definir!
Dicas para desenvolver seu mindset de crescimento:
- Seja questionador: não aceite discursos ou respostas prontas, seja dos outros ou de si mesmo. Sempre existem outras formas de agir, de pensar, de viver. Basta querer conhecê-las.
- Olhe para os SEUS resultados: busque inspirações, mas não deixem que elas façam você se sentir mal em relação aos seus próprios resultados;
- Desafie-se: encontre um equilíbrio entre a satisfação e a inconformidade. Fique satisfeito com o resultado obtido, mas não se conforme com ele. Busque mais! Busque a sua melhor versão todos os dias!
Um abraço!!
MOVIMENTE-SE!
Se você gostou deste artigo, fica de olho na página! Publicarei semanalmente materiais que vão ajudar você a ter uma vida com muito mais movimento!